Método 1 de 3: Seu Condicionamento. Treine com seu próprio peso corporal. Não há nada melhor para aprender a se mover por lugares através do Parkour do que treinar seu corpo desde o começo. Faça a seguinte rotina duas vezes a cada sessão de treinamento.
O Parkour tem como principal objetivo a superação de obstáculos usando nada além do próprio corpo. Na prática, isso pode ser exemplificado em exercícios de escalar muros, saltar sobre vãos, equilibrar-se em corrimãos, deslocar-se de um lugar para o outro usando apenas o corpo.
Use roupas confortáveis. Nada melhor que deixar o corpo livre para realizar os movimentos. Atenha-se aos equipamentos de segurança como capacetes e joelheiras. Caso a atividade seja uma caminhada ou corrida, use tênis com meia para fixar o pé e prevenir torções.
Benefícios do Parkour
A atividade pode ser praticada em áreas urbanas e rurais. Os obstáculos a serem superados podem ser qualquer coisa no ambiente circundante, desde ramo de árvores e pedras, até grades e paredes de concreto. O parkour é uma atividade física de difícil categorização.
Escalar paredes, pular e desviar de obstáculos no meio do trajeto, saltar entre prédios. Poderia ser a descrição de uma cena protagonizada pelo Homem-Aranha, mas, na verdade, essas atividades fazem parte do cotidiano dos praticantes de um esporte comum em cidades como São Paulo e Brasília: o parkour.
Equipamentos
Vamos dar 5 dias para quem quer aprender Parkour sozinho.
Para praticar esportes de aventura com o máximo de segurança possível, basta tomar alguns cuidados:
Quem for praticar esportes de aventura precisa usar todos os equipamentos de segurança (em bom estado), estar acompanhado de guias especializados na atividade e no local (rio ou pedra, por exemplo) e checar a idade indicada para cada nível de dificuldade.
A professora Poliana Souza, proprietária e diretora da Drop and Leap Escola de Parkou r, em Brasília (DF), complementa: se ela pudesse resumir, diria que o parkour atua em quatro aspectos principais. São eles: físicos, psicológicos, sociais e ambientais.
São eles: físicos, psicológicos, sociais e ambientais. Os aspectos físicos são apontados, pois o elemento básico para a prática do parkour é a força – e dela surgem demais adaptações hormonais, estruturais e mecânicas.
A prática tem conquistado crianças, adultos, idosos e também pessoas com deficiência que buscam por autossuperação, diversão e mais força. O desafio é o principal combustível ao esporte, segundo atletas de parkour que buscam novas formas de dominarem e melhorarem suas habilidades – especialmente de força, coordenação e equilíbrio.
Os treinos são intensos e trabalham todo o corpo: pernas, tronco, braços e a mente. Como em qualquer modalidade, no Parkour existem graus de dificuldade que aumentam de acordo com o empenho do praticante.
Qual o nome da primeira capital do Estado de Goiás?
Como achar o complemento verbal?
Quais são os benefícios da Carteira do Idoso?
Pode colar prato de vidro no microondas?
O que diz a LDB sobre a gestão escolar?
O que significa a mínima da pressão arterial?
Quanto tempo demora para regenerar a cartilagem?
Como se escreve cesto de roupa?
Qual a importância da água para as vacas?
Quantos Matematicos existem no Brasil?
Quem é o Otsutsuki do Karma do Kawaki?
Pode cortar acetato na Silhouette?