O processo da imaginação ativa pode ser realizado, como na arteterapia, por exemplo, como se estivesse redigindo uma carta para o eu interior visualizado, desenhar e pintar as imagens encontradas, ou até mesmo escrever uma conversa como em uma cena de teatro ou roteiro de um filme, e dessa forma, ir realizando as ...
Imaginação ativa (IA) é uma técnica reinventada por Carl Gustav Jung, que a trouxe de volta dos alquimistas. Consiste em uma interação com os conteúdos do inconsciente através de sua personificação.
Jung trabalhou com arquétipos, símbolos e imagens fundamentalmente. Seu trabalho com imagens internas é amplo, compreendendo desde sonhos e Page 24 24 fantasias, que podem sugerir defesas e resistências que, vistos teleologicamente e com foco em sua função criativa, podem promover a ampliação da consciência.
O que é Imaginação: é uma faculdade ou capacidade mental que permite a representação de objetos segundo aquelas qualidades dos mesmos que são dadas à mente através dos sentidos.
O pensamento de fantasia, por outro lado, emprega imagens, ou de forma simples ou compondo um tema, emoções e intuições. As regras da lógica e da física não se aplicam, nem preceitos morais. Pode-se dizer que tal pensamento é metafórico, simbólico, imaginativo.
Faculdade de representar objetos pelo pensamento: ter uma imaginação viva. / Faculdade de inventar, criar, conceber: artista de muita imaginação. / Opinião sem fundamento, absurda: isso é pura imaginação. / Resultado da faculdade de imaginar.
Significado de Imaginação Faculdade de inventar, criar, conceber: artista de muita imaginação. Opinião sem fundamento, absurda: isso é pura imaginação. Resultado da faculdade de imaginar. Ação ou efeito de criar uma obra artística.
Ainda segundo estudos realizados, o cérebro humano se divide em dois hemisférios. O lado direito do cérebro é responsável pela imaginação, pela criatividade e pela memória.
O objetivo da imaginação ativa é dar voz aos lados da personalidade, em particular a anima, o animus e a sombra, que na maior parte do tempo não são ouvidos, estabelecendo assim uma linha de comunicação entre a consciência e o inconsciente.
Jung dividiu a imaginação ativa em quatro etapas: É o momento de aquietar. Com o uso de pinturas, desenhos ou técnicas de meditação e até dança, a “voz alta” do ego se acalma. A atividade cognitiva fica menos focada e os pensamentos mais expansivos.
Dessa forma, o uso da imaginação é diário e continuo. E além disso, ele é também diferente em cada individuo, vária em cada fase da vida e quando bem administrada pode permitir que tenhamos maior controle sobre vários âmbitos das nossas vidas.
Com isso, deve aos pais estimularem o uso dessa atividade mental, ou seja, eles que vão decidir se incentivar ou inibir. Então, cada pessoa tem uma imaginação. Dessa forma, ela pode ser reprimida ou inativa, mas o que é incontestável é que ela existe, e sempre é mais forte que a força de vontade.
Como fechar uma fenda de um vestido?
Como fechar um arquivo para mandar para a gráfica?
Como fechar caixa de ar condicionado com gesso?
Como abrir panela de pressão Rochedo Turbo?
Como abrir e fechar lata de tinta?
Qual o risco do contrato de gaveta?
Como fazer para sair da página do Facebook?
Como tirar o reparo automático do Windows 8?
Como sincronizar contatos do Facebook com o Instagram?
Como Se Fosse a Primeira Vez Lucy recupera a memória?
Como funciona o empreendedorismo nas comunidades locais?
Qual é o Jogo mais fácil de ganhar?
Como é o funcionamento de um disjuntor?
O que é preciso para se tornar um filósofo?
Quanto tempo dura um doutorado em Direito?
Como se gera a imagem em um filme de animação?
Como deve ser feito o descarte de medicamentos?
O que foi o que motivou o surgimento do Eixo Qual o papel da Alemanha no contexto dessa união?