Mas para ter uma ideia do tamanho do átomo, os cientistas têm definido um raio atômico teórica. Um raio atômico teórico é metade da distância média entre os núcleos dos átomos ligados entre os mesmos.
Esta forma do orbital atómico define o tamanho do átomo. Assim, o diâmetro da nuvem de electrões em torno do núcleo, isto é, o diâmetro de todo o átomo é da ordem de 0,1 nanómetro ou 10-10 metro. Um átomo é tão pequeno, que pode alinhar 10 milhões de átomos sobre um milímetro.
Medir o tamanho de um átomo é algo muito difícil porque a sua eletrosfera (região onde os elétrons ficam girando ao redor do núcleo) não possui um limite específico. Por isso, a forma mais comum é por meio do raio atômico, em que se considera o átomo como se ele fosse uma esfera (modelo atômico de Dalton).
Todos os átomos da humanidade caberiam em uma colher de chá. Existem objetos extremos onde situações como essas realmente existem, em uma estrelas de nêutrons o centro dos átomos são compactados tão densamente que a massa de três sois caberiam em um objeto de apenas alguns quilômetros de diâmetro.
Você pode saber pelo raio atomico! Quanto mais para baixo e mais para perto da família 1A na tabela periódica, maior o raio atômico.
Os átomos são incrivelmente pequenos e cada tipo tem um tamanho. Em média, têm cerca de 0,1 nanômetro de diâmetro. O nanômetro é a milionésima parte do milímetro. Isso significa que em 1 milímetro cabem cerca de 10 milhões de átomos enfileirados.
120 pm
Hidrogênio/Raio de Van der Waals
Por conseguinte, não existe, nenhuma definição unica, ou nenhuma medida precisa do tamanho dos átomos porque a forma desta região do espaço atómico depende da energia do elétron e do momento angular. Mas para ter uma idéia do tamanho do átomo, os cientistas têm definido um raio atômico teórica.
Actualização 10 de novembro de 2014. O termo átomo tem origem no grego (atomos, "indivisível"), é a menor partículas de um elemento químico, que é composto de um núcleo em torno do qual se movem um certo número de electrões, 1 para o átomo de hidrogénio, 6 para o carbono, 26 para o ferro, 92 para o urânio, etc.
Todos os átomos da humanidade caberiam em uma colher de chá. Existem objetos extremos onde situações como essas realmente existem, em uma estrelas de nêutrons o centro dos átomos são compactados tão densamente que a massa de três sois caberiam em um objeto de apenas alguns quilômetros de diâmetro.
Você já deve ter estudado sobre os vários modelos atômicos, como o de Rutherford, que considera que o átomo possui um núcleo positivo (com prótons e nêutrons) e partículas negativas (elétrons) girando ao redor desse núcleo, como mostra o exemplo do átomo de hélio abaixo:
O que significa um paciente prostrado?
Por quê Pronto Atendimento não tem hífen?
Como saber se a função e do primeiro grau?
Como é a escrita do português de Portugal?
O que caracteriza uma pessoa ruim?
Como uniformizar a cor da pele queimada pelo sol?
Como saber se a pessoa precisa de um psicólogo?
Como saber se uma pessoa te Silenciou?
Quais os cuidados que uma pessoa com coração grande deve ter?
Como se faz exame para saber se tem reumatismo?
O que caracteriza uma startup?