Resposta: A partir da criação dos Estados como nação, todos eles sentiram a necessidade de estabelecer fronteiras, promovendo a separação entre os países para que não houvesse uma intervenção da soberania, ou seja, para que um país não tentasse ingressar no território vizinho.
Pode ser também entendido como região fronteiriça. A ideia de fronteira é mais dinâmica e é estabelecida ao longo da História. Em geral, sua construção é influenciada pelos aspectos relacionados com a ocupação, cultura, etnia e língua da população dos dois territórios.
Acordos e tratados entre os países envolvidos delimitam as fronteiras de cada território. A delimitação de fronteiras entre os territórios visa a demarcar onde começa um território e termina outro. ... Os limites entre os territórios têm como objetivo identificar onde começa um território e termina outro.
No século XVIII, houve um grande aumento na população do território, fato que foi causado pela descoberta de ouro e pedras preciosas em regiões hoje denominadas Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Bahia. Esta população se alojou em povoamentos dispersos no interior do território, mas estes logo foram se esvaziando.
A seguir, algumas mudanças que promoveram alterações na cartografia e na ordem político-administrativa do país: No ano de 1977 o Mato Grosso foi fragmentado, originando o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Cinco anos depois a região de Rondônia foi reconhecida como território e alcançou a condição de Estado.
As fronteiras se tornam mais, ou menos, flexíveis de acordo com os interesses políticos e econômicos envolvidos no processo. Um exemplo bastante interessante é o da fronteira entre os Estados Unidos e o México. O uso da mão-de-obra barata dos mexicanos é relevante para o desenvolvimento econômico dos Estados Unidos.
Um exemplo bastante interessante é o da fronteira entre os Estados Unidos e o México. O uso da mão-de-obra barata dos mexicanos é relevante para o desenvolvimento econômico dos Estados Unidos. Já, a presença de estrangeiros mexicanos em terras estadunidenses, não é vista com os mesmos “bons olhos”.
Fronteiras na Globalização. As fronteiras são elementos de extrema relevância para compreensão da globalização, e de como esta não é homogênea. As fronteiras se tornam mais, ou menos, flexíveis de acordo com os interesses políticos e econômicos envolvidos no processo.
As fronteiras se tornam mais, ou menos, flexíveis de acordo com os interesses políticos e econômicos envolvidos no processo. Um exemplo bastante interessante é o da fronteira entre os Estados Unidos e o México. O uso da mão-de-obra barata dos mexicanos é relevante para o desenvolvimento econômico dos Estados Unidos.
Territórios na Globalização A globalização não é um fenômeno homogêneo, como comumente é referenciado (fábula). Algumas pessoas são incluídas precariamente neste processo, o que ocasiona fragmentações dentro dessa lógica globalizante.
Como tratar tendinite crônica?
Qual o tempo certo para parar com a reposição hormonal?
Qual a diferença entre epóxi e porcelanato líquido?
Quem tem legitimidade ad processum?
Como verificar o CNPJ de uma empresa?
O que entende por informática?
Quanto tempo dura uma cirurgia de retirada de cisto no ovário?
Para que serve o remédio carvão vegetal?
Como ativar a hifenização no Word 2007?
Porque a pele do idoso fica frágil?
Quais são os 3 tipos de vulcões?
Quanto custa o certificado Duolingo?
É possível ao usufrutuário propor ação reivindicatória para a defesa de seu usufruto vitalício?
Como solicitar Outorga Onerosa?