Resposta: No relevo asiático encontram-se as montanhas e planaltos mais altos do mundo, assim como as depressões mais profundas. A altitude média da Ásia é a maior do mundo depois da Antártida. Na Ásia existem cordilheiras longas e elevadas, que cruzam o continente de leste a oeste.
Para uma análise do seu relevo, pode-se dividir o continente em três grandes regiões: ao norte fica a região ocupada pelo vasto território siberiano; no centro, temos as cadeias montanhosas mais altas do planeta; e ao sul, planaltos e depressões.
O relevo da Ásia é constituído essencialmente por um vasto planalto, em cujas margens crescem fortes cadeias montanhosas e a cujo pé norte chegam as planícies que chegam ao Oceano Árctico, enquanto a vertente sul se encontra disposta, como na Europa, por três penínsulas dilatadas.
A Ásia é multicultural, abrigando diversas culturas, etnias, religiões e tradições. Geograficamente, o continente asiático é também muito diverso. No continente, localiza-se algumas montanhas que estão entre as mais altas do mundo, grandes desertos e extensos rios.
» Planície Siberiana: situada na Rússia, entre os montes Urais e o planalto Central Siberiano; é a mais extensa do continente, com 7 milhões de km. » Planície da Mesopotâmia: situada entre os rios Tigres e Eufrates.
Os principais planaltos são: o Planalto do Pamir (a mais de 4.000m), o Planalto do Tibet, da Mongólia, do Decã (parte central da Península do Decã), o Planalto da Anatólia, da Arábia, do Irã e o Planalto Central Siberiano.
O litoral do mar Morto, a planície de menor altitude do mundo, estão localizadas a 396 m abaixo do nível do mar, na região fronteiriça do Estado de Israel com o Reino Hashemita da Jordânia.
A Ásia, por sua vez, tem como vegetação predominante a floresta boreal, também conhecida como taiga. Nela, podemos observar belas coníferas que destacam os lugares de maiores altitudes do continente e temperaturas mais baixas.
A superfície da Ásia Central é constituída basicamente por um relevo relativamente plano, com a presença de planícies e de planaltos de altitudes modestas, salvo regiões próximas à fronteira com países do Oriente Médio, onde há presença de montanhas.
O relevo asiático tem origem na intensa atuação dos agentes internos, pois diversas áreas de limites entre placas tectônicas localizam-se no continente, onde a movimentação da crosta terrestre é maior. Essa movimentação nos limites convergentes entre placas provoca a orogenia, que nada mais é do que a formação de montanhas.
Localização. A Ásia, ou continente asiático, é uma das grandes porções continentais do globo. Este continente está localizado entre três oceanos, sendo eles o Índico, o Pacífico e o Glacial Ártico. Além disso, ocupa uma parte do globo que está a Norte da Linha do Equador (Hemisfério Norte) e ao Leste do Meridiano de Greenwich (Hemisfério Oriental).
Destacam-se, ainda, o Mar Mediterrâneo, que banha pequena parte de suas terras, o mar Negro, o mar Cáspio, os Montes Urais e o Cáucaso, estes últimos considerados limites naturais entre a Ásia e a Europa. Mapa do continente asiático.
Existem ainda rios extensos e caudalosos no continente, como o Rio Lena, o Rio Ob e o Rio Ienissei. Ainda, são destaque os rios Brahmaputra e o Rio Ganges, sagrado para os indianos. Existem inúmeros idiomas falados no continente asiático, especialmente pela variedade de culturas e povos que vivem naquele local.
O que é defesa no processo penal?
Qual o aparelho mede a pressão atmosférica?
Como ver as coisas instaladas no Ubuntu?
Quem foi Vygotsky e qual a sua importância para o estudo do desenvolvimento humano?
Quem não pode tomar metoprolol?
São Paulo é feriado no Carnaval?
O que significa seta para baixo no teclado?
Como descobrir onde uma pessoa esteve pelo Google Maps?
O que mais vende em hortifruti?