· beber somente água filtrada ou fervida; manter limpa a casa e terreno ao redor, evitando a presença de insetos e ratos; · conservar as mãos sempre limpas, as unhas aparadas, evitar colocar a mão na boca; não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída.
Dentre as medidas de controle específicas destacam-se a construção de adequadas instalações sanitárias e educar a população quanto hábitos de higiene. Em uma perspectiva macro têm-se como medidas indicadas a filtração da água potável e saneamento básico (BRASIL, 2010).
Como prevenir
Prevenção de parasitas adquiridos através da pele Colocar telas em portas e janelas. Usar mosquiteiros sobre as camas impregnados de permetrina ou piretrina. Aplicar repelentes contra insetos contendo DEET (dietiltoluamida) em áreas expostas da pele.
A vacinação é a única forma de prevenção da Poliomielite.
Qual das medidas preventivas de doenças parasitárias relacionadas abaixo não deve ter sido observada por Jequinha na sua vida diária. a) Comer carne de porco ou de boi inspecionada e bem cozida. b) Lavar bem as mãos e os alimentos antes das refeições. c) Andar calçado para que a larva não penetre pelos pés.
“As principais medidas preventivas são a ingestão de água potável filtrada ou fervida e a higienização das mãos, que podem ser veículos de transmissão de patógenos intestinais, principalmente após usar o banheiro e antes de comer ou manipular alimentos”, afirma a infectologista Diana Ventura.
Para evitar-se este tipo de parasitose, são importantes:
Ascaridíase: entenda como evitar a infecção
Tratamento e Prevenção
Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8.
São mais frequentes em regiões onde as condições sanitárias e de higiene são precárias. Alguns parasitas, como o ancilóstomo, podem penetrar na pele durante o contato com água suja contaminada ou, no caso de esquistossomo, água fresca. Outros, como malária, são transmitidos por meio de vetores artrópodes.
Em sua leitura, os profissionais encontrarão informações técnicas sobre a coleta e proces- samento das amostras para diagnóstico, além de um acervo de figuras que facilitará a identificação do parasito.
O Guia de Bolso de Doenças Infecciosas e Parasitárias tem sido re-conhecido pelos profissionais de saúde como um manual prático e de grande utilidade. Certamente, essa deve ser uma das razões pelas quais ele tem se constituído no veículo técnico de grande procura por esses
O que é senso comum e senso crítico resumo?
O que significa teor de sólidos?
O que fazer para espantar o porco-espinho?
Como é o comportamento de uma pessoa empática?
Qual a doença que Lili Reinhart tem?
O que Maria Mulambo gosta de comer e beber?
Qual é o conceito de estrutura social?
Como usar shampoo Reconstrutor?
Quais são os quatro mecanismos de desgaste?
O que é o trabalhador celetista?
O que são frases afirmativas e negativas?
Como proteger quina de mesa de vidro?
Qual o teto e visibilidade para o voo VFR especial?