Esquerda: quando o dorso do feto se apresenta à esquerda do abdome materno. Direita: quando o dorso do feto se apresenta à direita do abdome materno. Anterior: quando o dorso do feto é voltado para diante do abdome materno. Posterior: quando o dorso do feto é voltado para trás do abdome materno.
APRESENTAÇÃO: é a região fetal que se encontra mais próxima da bacia materna (parte do corpo que irá nascer primeiro). Por exemplo, chamamos de APRESENTAÇÃO CEFÁLICA quando o feto está com a cabeça para baixo e APRESENTAÇÃO PÉLVICA quando o feto está com a cabeça para cima e portanto irá nascer de nádegas.
Normalmente, o feto posiciona-se com a cabeça para trás (em direção às costas da mulher) com o rosto e o corpo inclinados para um lado e o pescoço fletido, com a apresentação cefálica. Uma posição anormal é com o feto voltado para frente, e apresentações anômalas incluem rosto, testa, pélvica e ombros.
Encaixamento ou Insinuação É a passagem do diâmetro biparietal do objeto pelo estreito superior da pelve verdadeira; Ocorre a redução dos diâmetros do pólo cefálico; Acomodação – orientação de diâmetro e flexão deste pólo; Momento da insinuação o feto está em posição Occipício Transversal Esquerdo.
O TRAJETO DO PARTO OU CANAL DE PARTO: É a passagem que o feto percorre ao nascer, desde o útero à abertura vulvar. É formado pelo trajeto duro e mole. A) TRAJETO DURO: conjunto dos ossos ilíaco, sacro e cóccix - que compõem a pequena bacia pélvica.
O mais comum é a posição esquerda. Parte fetal que se apresenta ao canal do parto. Pode ser a cabeça, nádegas ou o ombro. Se for a mão; o pé; ou o cordão chamamos de procidência (uma parte fetal se coloca no canal do parto).
Como saber se o bebê virou de cabeça para baixo
Sendo a mais popular, a posição fetal é definida por se dormir de lado e com as pernas enroladas. Quem dorme desta forma tende a parecer muito forte exteriormente, mas é sensível no interior, sendo também tímidos quando conhecem alguém.
Em geral, até o sexto mês de gestação, a cabeça fetal é comumente encontrada no fundo uterino (apresentação pélvica). Após essa idade gestacional, é comum a ocorrência de um movimento circular do feto sobre seu eixo, quando ele assume a apresentação cefálica.
Ao final da gestação o feto assume uma postura característica descrita como atitude ou hábito, sendo assim, atitude diz respeito a relação do feto com seu proprio eixo. O feto torna-se dobrado ou curvado sobre si mesmo, esta postura característica resulta do modo de crescimento fetal e sua acomodação à cavidade uterina.
Estática Fetal É a relação entre o feto, o útero e a bacia. O feto de 50 cm tem que se adaptar ao útero de 30 cm assim, o maior diâmetro do feto passa a ser de 25cm após a flexão generalizada (braços, pernas e pescoço).
A letra “O” se refere ao ponto de referência fetal, que é o occipital (ou o lambda), condizente com a apresentação cefálica fletida. A seguir, a letra “E” nos revela que o ponto de referência está voltado para a esquerda do corpo materno.
Qual a diferença de operar em OTC?
O que é considerado um QI alto?
Quando o bebê começa a sentar?
Qual é a importância da restauração de obras de arte?
Quem tem dupla cidadania italiana precisa de visto americano?
Como tirar o medo do meu filho?
Quais os tipos de decompositores?
Quantos cortes Um barbeiro faz por dia?
Quais os tipos de palestras mais procuradas?
Como dar brilho em ferro fundido?
Como saber se eu ganhei um processo que está na Justiça?
Qual o efeito da radiofrequência?
Que tipo de rocha é o cristal?
Como calcular férias de intermitente?