Em geral, o espermograma é solicitado por um urologista quando o casal está tendo problemas e dificuldades na hora de engravidar. Entretanto, médicos especializados em reprodução humana e endocrinologistas também podem pedir o exame. O espermograma é o principal exame pedido para analisar a fertilidade masculina.
O espermograma é um dos primeiros exames que o médico andrologista pede para o homem realizar quando pretende detectar uma possível infertilidade. A partir de uma amostra de sêmen, é possível observar, por exemplo, se a produção de esperma e de gametas masculinos está baixa ou normal.
Confira abaixo alguns: Espermograma sob magnificação: exame que analisa a morfologia do espermatozoide. Fragmentação do DNA: verifica a quantidade de DNA que é liberado nos espermatozoides, podendo indicar infertilidade dependendo da concentração de DNA no líquido seminal.
Primeiramente o urologista realiza o diagnóstico do problema. O diagnóstico é baseado no resultado do espermograma e exames adicionais, quando necessário, anamnese e exame físico. Dependendo da patologia diagnosticada, irá sugerir tratamentos cirúrgicos ou clínicos.
Carnitina: um aminoácido importante para fornecer energia ao espermatozóide. Presente em carnes, peixes e produtos lácteos. Arginina: outro aminoácido importante, principalmente para a motilidade dos espermatozóides. Principais fontes são as nozes, castanhas, amêndoas, cereais integrais, leguminosas e carnes.
Não consumir qualquer bebida alcoólica antes de coletar a amostra de sêmen para o espermograma é outra das recomendações. O laboratório que fará a análise deve ser informado sobre medicamentos em uso e outros compostos.
O espermograma é o exame básico da avaliação do homem, capaz de identificar a maior parte dos problemas de infertilidade masculina. Nele são estudados os espermatozoides, os gametas masculinos que se unirão ao óvulo durante uma fertilização.
Esse exame é indicado principalmente para avaliar a capacidade reprodutiva do homem. Entenda o que é e como é feito o espermograma.
O resultado normal do espermograma deve incluir: Aspectos macroscópico. Valor normal. Volume. Igual ou superior a 1,5 mL. Viscosidade. Normal. Cor. Branco Opalescente.
Normalmente quando o resultado do espermograma é alterado, o urologista verifica se houve interferência por qualquer um dos fatores citados, solicita novo espermograma e, a depender do segundo resultado, solicita exames complementares, como fragmentação do DNA, FISH e espermograma sob magnificação.
Viscosidade: neste caso o homem pode apresentar a viscosidade aumentada, mas o ideal é que esteja normal. Quantidade por ml: essa é uma das questões mais importantes do exame de espermograma. Normalmente o homem tem milhões de espermatozoides expelidos a cada ejaculação. O normal é que tenha mais que 15 milhões por ml!
Como fica a barriga depois de uma gravidez após abdominoplastia?
Como fazer um print ficar em HD?
Como colocar uma imagem ao contrário no Word?
Quem Meredith namora depois da morte de Derek?
É normal a boca ficar dura depois do preenchimento?
Como usar um roteador portátil?
O que fica registrado no roteador?
Quando usar o redutor de assento?
Como funciona o removedor de tinta de cabelo?
Para que serve o removedor pastoso?
Como medir disco de freio com relógio comparador?
Para que serve o rolo de treinamento?
Como comprovar deficiência mental?
Como funciona prorrogação INSS?
Como se contrai o vírus da hepatite B?
Qual a sequência correta da urina?