Os seres vivos são classificados como autotróficos e heterotróficos, em relação ao tipo de alimento. Dessa forma, podem ser considerados como autotróficos, pelo fato de que são capazes de produzir o próprio alimento, como é o caso de vegetais e alguns tipos de cianobactérias.
Respiração celular é um processo pelo qual os organismos obtêm energia para realizar as mais diversas atividades. A respiração celular ocorre nas mitocôndrias, em presença de oxigênio, e é divida em três etapas: a glicólise, o ciclo do ácido cítrico (ou ciclo de Krebs) e a fosforilação oxidativa.
Autotróficos: Organismos capazes de produzir seu próprio alimento por meio da fotossíntese ou quimiossíntese. Exemplo: plantas. Heterotróficos: Organismos que se alimentam de outros seres vivos.
É por meio dos alimentos que os seres vivos adquirem a matéria-prima para o crescimento, a renovação de células e a reprodução. São os alimentos também que fornecem a energia necessária para s realização de todas as atividades executadas pelo organismo. As plantas produzem seu próprio alimento.
A energia química é liberada no organismo através do metabolismo dos nutrientes absorvidos pelo sistema digestório, e a quantidade de energia contida em um alimento é medida através da energia obtida pela sua queima e é conhecida por valor calórico.
A respiração celular é o processo de obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos. Na respiração, ocorre a liberação de dióxido de carbono, energia e água e o consumo de oxigênio e glicose, ou outra substância orgânica, tal como lipídios. A organela responsável por essa respiração é a mitocôndria.
Classificação dos Seres Vivos. A classificação biológica ou taxonomia é um sistema que organiza os seres vivos em categorias, agrupando-os de acordo com suas características comuns, bem como por suas relações de parentesco evolutivo. É usada a nomenclatura científica que facilita a identificação dos organismos em qualquer parte do mundo.
Apenas no século XIX que outros reinos foram adicionados no sistema de classificação. De acordo com a proposta do biólogo Ernst Haeckel, todos os organismos podem ser agrupados em cinco reinos: Monera, Fungi, Protista, Plantae e Animalia.
Os seres vivos dentro de uma cadeia alimentar podem ser ainda classificados quanto ao seu nível trófico dentro dessa cadeia: Produtores: na base da cadeia, são os organismos que autótrofos que produzem o seu próprio alimento; Consumidores secundários: indivíduos carnívoros que se alimentam dos produtores primários;
A partir de 1977, com estudos de C. Woese, passaram a existir 3 domínios: Archaea, Eubacteria e Eukarya. Nos dois primeiros são distribuídos os procariotas (bactérias, protozoários e algas unicelulares), e no outro, estão todos os eucariotas (fungos, plantas e animais). Saiba mais sobre os seres vivos e seres não vivos.
Quais os receptores para acetilcolina?
Qual a Meia-vida da Durateston?
Que são os princípios empresariais?
Quais são os serviços mais procurados?
O que leva uma pessoa a trair a outra?
Quando surgiu a urgência e emergência no Brasil?
É verdade que a lei do retorno existe?
Qual são as cobras mais bonitas?
Como saber a porcentagem do seu Pokémon?
Quanto tempo leva para o limao siciliano produzir?
O que é bem de família convencional?
Quanto rende 1 traço de argamassa?
Pode colocar um pouco de água na airfryer?
Qual recurso cabível contra embargos de declaração rejeitados novo CPC?
O que é uma característica adaptativa?