Em primeiro lugar, ambidestria refere-se à capacidade de ser igualmente habilidoso com os dois lados do corpo. Sendo assim, quem é ambidestro consegue escrever com a mão esquerda e a mão direita, por exemplo. Porém, as habilidades não se limitam apenas a escrever com as duas mãos ou chutar com os dois pés.
Ambidestria é a capacidade de se ser igualmente habilidoso com ambas as partes do corpo. A ambidestria não se limita apenas a capacidade de escrever com as duas mãos, ou chutar com ambos os pés. A palavra "ambidestro" tem origem no Latim: ambi significa "ambos" e dext significa "certo".
A ciência já sabe que aproximadamente apenas 1 em cada 100 pessoas é ambidestra, ou seja, capaz de realizar todas as tarefas com a mesma. O mais comum é encontrar ambidestros que, na realidade, nasceram canhotos e foram obrigados a usar a mão direita, especialmente durante a fase de aprendizado na infância.
O cérebro de um ambidestro funciona a partir do domínio simétrico. Assim, dois hemisférios possuem a mesma capacidade, podendo comandar atividades semelhantes para os dois lados do corpo.
Por outro lado, não ter uma mão dominante (ou ser ambidestro) costuma ser relacionado com desenvolvimento atípico das habilidades motoras e linguísticas. Indivíduos ambidestros compõem entre 3 e 4% da população geral.
30 curiosidades que você vai gostar
Calcula-se que uma a cada 100 pessoas nasça com habilidades de usar as duas mãos. Mas, se por um lado a ambidestria de nascença é considerada rara, por outro, é bastante comum o estímulo a essa condição.
Menos ainda se sabe sobre os ambidestros – pessoas que conseguem utilizar as duas mãos igualmente bem –, que correspondem a apenas 1% dos humanos. A preferência pela mão esquerda ou direita provavelmente é resultado de um processo complexo, que envolve fatores genéticos e ambientais.
Nos participantes canhotos, as duas metades do cérebro - os hemisférios esquerdo e direito - estavam melhor conectadas e mais coordenadas nas regiões envolvidas na linguagem. Os pesquisadores especulam que os canhotos podem ter melhores habilidades verbais, embora não tenham ainda como comprovar essa tese.
No entanto, ao contrário do que alguns possam imaginar, é possível sim treinar o seu cérebro para se tornar ambidestro: basta apenas muita prática e paciência, pois você precisará primeiro se acostumar a usar a sua mão não dominante para as atividades diárias, para somente depois praticar as habilidades motoras finas, ...
Como minimizar os riscos relacionados ao clareamento dental?
O que é uma citação direta curta?
Como fazer uma oração de Santa ceia?
Como migrar conta do Ragnarok?
Como quebrar contrato com imobiliária?
Como retirar informações da tela do Netflix?
Como excluir uma planilha VBA?
Quais foram as causas e as consequências da Revolta da Chibata?
Como usar a tecla F1 no notebook?
Como tirar o cisto de Bartholin?
Como é a sombra de sobrancelha?
O que a indústria faz para minimizar os impactos ambientais?