A mitologia grega, por exemplo, diz que Epimeteu foi encarregado de criar os homens, mas os fez do barro, imperfeitos e sem vida. Então, seu irmão Prometeu, por compaixão aos homens, roubou o fogo de Vulcano e deu-o aos homens para que estes tivessem vida.
Prometeu era filho do titã Jápeto, e irmão do desventurado Atlas.
Os raios e os trovões aparecem com constância nos mitos das civilizações do passado. Profetas, sábios, escribas e feiticeiros os interpretavam como manifestações divinas, considerados principalmente como reação de ira contra as atitudes dos homens.
Caos, junto com sua filha Nix, teria gerado as Moiras, deusas do Destino, cego a todos os mortais e deuses imortais: Cloto, em grego significa fiar, segurava o fuso e tecia o fio da vida, atuava como deusa dos nascimentos e partos. Láquesis sorteava o quinhão de atribuições que se ganhava em vida.
Penalizado com a situação dos homens — afinal ele fora o seu criador —, Prometeu fez uma brincadeira a sério: roubou uma brasa da forja de Hefaistos, o deus ferreiro, escondeu-a no oco de um pau, com o qual saiu do Olimpo, sem que os outros deuses percebessem que desse modo ele estava entregando o fogo de novo aos ...
“Ao contrário da tradição hebraica e cristã, não existia um Criador na mitologia grega”, explica o historiador Anderson Zalewsky Vargas, especialista em Antiguidade clássica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “O Caos é uma divindade negativa – mas, dele, nascem todas as coisas positivas.
O objetivo principal era de explicar alguns fatos, como a origem da vida, a vida após a morte, ou até mesmo os fenômenos da natureza. Assim, a criação das narrativas fantásticas que engobam a mitologia grega foi a maneira encontrada pelos gregos para preservarem sua história.
Eles começaram a duvidar das explicações originárias da mitologia e fizeram-se valer do uso metódico da razão, elaborando outras explicações sobre os fenômenos naturais, sobre a vida e o homem. A partir de então, a mitologia passou a explicar, juntamente com a Filosofia, a origem da vida e os problemas da existência.
A maioria das histórias da mitologia grega chegou até nós graças aos grandes poetas épicos, como Homero e Hesíodo, que compilaram as façanhas dos deuses, semideuses e heróis. Mas muitos filósofos antigos questionaram a forma como os poetas apresentavam as divindades.
Porque a progressiva coça a cabeça?
Qual o diferencial da empresa Apple?
Como fazer travessão no Word Pad?
O que significa a palavra interleucina?
Quando o gás de cozinha congela?
O que é bom para inflamação no rim?
Como fazer transferência caixa pelo telefone?
Qual o Csosn para o CFOP 1202?
Como funciona hidrogênio como combustível?
Qual o melhor ácido para limpar pedras?
Como pegar certificado do Ensino Médio?
Como se faz o controle de constitucionalidade de lei municipal?
O que se paga na rescisão de contrato?
Qual o mínimo de batimentos cardíacos?
Quais são os métodos iterativos para solução de sistemas de equações lineares?