Não perigosos; Resíduos classe II A – Não inertes. ... Comumente, os resíduos da construção civil estão enquadrados na Classe II B. Entretanto, a presença de tintas, solventes, óleos e outros derivados podem mudar a classificação do RCD's para Classe I ou Classe II A.
Os tipos de resíduos são classificados de acordo com a resolução no 307/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Podem ser de classe A, classe B, classe C ou classe D....Dentre eles, destacam-se:
Exemplos de resíduos que encontram-se nessa categorias são: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, azulejos, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica etc.
Tijolos, telhas e revestimentos cerâmicos; blocos e tubos de concreto e argamassa. Materiais que podem ser reciclados e ganhar outras destinações. Vidro, gesso, madeira, plástico, papelão e outros. Itens para o qual não existe ou não é viável aplicação econômica para recuperação ou reciclagem.
Tijolos, telhas e revestimentos cerâmicos; blocos e tubos de concreto e argamassa. Materiais que podem ser reciclados e ganhar outras destinações. Vidro, gesso, madeira, plástico, papelão e outros. Itens para o qual não existe ou não é viável aplicação econômica para recuperação ou reciclagem.
Numa linguagem mais técnica, o Resíduo da Construção e Demolição (RCD) ou Resíduo da Construção Civil (RCC) é todo resíduo gerado no processo construtivo, de reforma, escavação ou demolição.
A Resolução CONAMA N°. 307/2002 estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos RCC. De acordo com esta Resolução, os Resíduos da Construção Civil:
A composição dos resíduos sólidos da construção civil é classificada conforme resolução da CONAMA 307 Art. 3°. Sendo: Materiais que podem ser reciclados ou reutilizados como agregado em obras de infraestrutura, edificações e canteiro de obras.
Hoje a maior dificuldade em reduzir ou reciclar os resíduos sólidos da construção civil está na falta de conscientização e mão de obra qualificada. Por exemplo: Empresas pagam pela coleta, transporte e destinamento para uma empresa especializada, mas o material não pode ser reciclado, pois não foi separado da maneira correta.
A questão dos Resíduos da Construção Civil (RCC) tem sido amplamente discutida no Brasil pela alta taxa de geraçãorepresenta, ndo cerca de 51% a 70% dos resíduos sólidos urbanos coletados (MARQUES NETO, 2005). Os estudos sobre caracterização e quantificação dos RCC’s no Brasil iniciaram em meados de1980.
Qual WhatsApp modificado é melhor?
Qual o livro mais vendido do mundo depois da Bíblia?
O que comprar para comer com 20 reais?
Quais as propriedades da água que a tornam um solvente universal?
Qual a diferença entre pedido e causa de pedir?
Qual o remédio caseiro bom para arritmia cardíaca?
O que significa Expeça-se o precatório?
Quais são as dez maiores descobertas da medicina?
Como funciona o ponto riscado?
Como se caracteriza a linguagem digital?
Quanto tempo demora para ver o resultado do fio de sustentação?
Como posso transportar combustível?
Quais são as concorrentes da Nike?
Como é realizado a nomenclatura dos ácidos e das bases de exemplo?