Resposta: Os renascentistas chamavam a Idade Média de Idade das Trevas, por ter sido um perído com pouco desenvolvimento cultural e científico, além do domínio da Igreja Católica na sociedade, com muita intolerância e ódio.
Renascimento foi o nome que os renascentistas deram à época vivida por eles e considerada como uma ruptura com à época anterior, a Idade Média, que eles chamavam de “Idade das Trevas”, “longa noite de Mil anos”.
Os renascentistas chamavam a Idade Média de "Idade das Trevas" devido ao fato de que, durante esse período, a Igreja retinha o conhecimento para si, fazendo com que o avanço científico da época fosse extremamente pequeno.
“Idade das Trevas” foi o termo adotado pelos humanistas do século XVII, aonde generalizaram toda a civilização da Europa do século IV ao século XV como um tempo de ruína e flagelo.
Para os renascentistas, durante a Idade Média, as artes e as ciências, se comparadas à Antiguidade, haviam declinado. ... Para os iluminados do Renascimento, a Idade Média era o tempo da escuridão, das sombras, era a Idade das Trevas.
Além disso, durante o Renascimento, convencionou-se chamar a Idade Média de Idade das Trevas pelo fato de os renascentistas se colocarem como herdeiros do pensamento e da ciência desenvolvidos por gregos e romanos, fazendo renascer a cultura da Antiguidade.
Para os renascentistas, durante a Idade Média, as artes e as ciências, se comparadas à Antiguidade, haviam declinado. A responsabilidade disso seria em boa parte da Igreja Católica, que dominou política, econômica e culturalmente a Europa no período.
Os renascentistas acreditavam que, ao desconsiderar a Idade Média e se inspirar nas obras dos gregos e romanos, eles estavam fazendo renascer a cultura. Daí o termo Renascimento Os renascentistas acreditavam que ao morrerem na luta para renascer a cultura eles morreriam e depois renasceriam novamente.
O Renascimento Cultural foi um período que indicou o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna. Com a valorização da cultura clássica, esse período apresentou características do humanismo e do naturalismo. O Classicismo surgiu na Itália e teve como características o racionalismo e a influência das regras clássicas greco-latinas.
Essa ideia popularizou-se no século XVI, durante o renascimento. O sentido por trás dessa nomenclatura era pejorativo, uma vez que, na visão dos renascentistas, a Idade Média teria sido um tempo marcado pela interrupção da tradição clássica, isto é, greco-romana.
Como mudar a senha da conta da Microsoft?
Como descobrir o número da agência da Caixa?
O que vestir para ir ao Rio de Janeiro?
Como diminuir os ícones dos aplicativos no Samsung?
Como saber o número do celular Oi pelo CPF?
Qual o tom da afinação padrão do violão?
Onde fica o número da conta no cartão de débito do Itaú?
Como se vestir para atender o cliente?
Como saber o número da partição do HD?
Como trocar o teclado do J7 Prime?
Pode ir de bermuda para o Detran?
Como descobrir o número atômico de um elemento químico?
Como saber se a vitamina D está boa?
Como misturar estilos no SketchUp?
Como saber o número da unidade consumidora?