As águas residuais, o vento, a chuva e as inundações também levam o plástico terrestre até os oceanos, especialmente aqueles de um só uso — sacolas, canudinhos, cotonetes de algodão ou embalagens — que, ao serem mais leves, voam para a costa ou entram na rede fluvial até chegarem ao mar.
Um canudo plástico, quando jogado nos oceanos, quebra em pedaços menores, entra em contato direto com a fauna e libera compostos prejudiciais que foram usados na sua produção junto com o plástico.
Os resíduos de plástico estão a poluir cada vez mais os mares e, de acordo com uma estimativa, até 2050 os oceanos poderão conter, por peso, mais plástico do que peixe.
COMO E POR QUE O PLÁSTICO ACABA NO MAR? A poluição dos oceanos começa quase sempre na nossa lixeira.
Estima-se que entrem, por ano, entre 4,8 a 12,7 milhões de toneladas de plástico nos oceanos. Para além de sujar as margens costeiras, o plástico provoca ferimentos nos animais marinhos que se entrelaçam nas peças maiores e confundem-no, aos pedaços mais pequenos, com comida.
Durante todo este processo, os produtos de plástico vão-se desgastando devido às mudanças de temperatura e, consequentemente, desfazem-se em partículas mais pequenas: os microplásticos. Estes também se acumulam nas águas e mantêm o seu baixíssimo nível de degradação.
Como separar corretamente as sílabas das palavras?
Como identificar infecção no hemograma?
O que é preciso para praticar eutanásia em gato?
Qual raça de vaca produzir mais leite?
Quais filmes concorrem ao Oscar 2022?
Qual é o índice socioeconômico ISE da escola?
Quem é o melhor jogador do mundo?
Qual a função do beneficiamento mineral?
Qual a diferença entre segmentação psicográfica e comportamental?
O que é My Hero academia nova era?
O que é espessante para idoso?
Onde um técnico em desenvolvimento de sistemas pode trabalhar?