As águas residuais, o vento, a chuva e as inundações também levam o plástico terrestre até os oceanos, especialmente aqueles de um só uso — sacolas, canudinhos, cotonetes de algodão ou embalagens — que, ao serem mais leves, voam para a costa ou entram na rede fluvial até chegarem ao mar.
Um canudo plástico, quando jogado nos oceanos, quebra em pedaços menores, entra em contato direto com a fauna e libera compostos prejudiciais que foram usados na sua produção junto com o plástico.
Os resíduos de plástico estão a poluir cada vez mais os mares e, de acordo com uma estimativa, até 2050 os oceanos poderão conter, por peso, mais plástico do que peixe.
COMO E POR QUE O PLÁSTICO ACABA NO MAR? A poluição dos oceanos começa quase sempre na nossa lixeira.
Estima-se que entrem, por ano, entre 4,8 a 12,7 milhões de toneladas de plástico nos oceanos. Para além de sujar as margens costeiras, o plástico provoca ferimentos nos animais marinhos que se entrelaçam nas peças maiores e confundem-no, aos pedaços mais pequenos, com comida.
Durante todo este processo, os produtos de plástico vão-se desgastando devido às mudanças de temperatura e, consequentemente, desfazem-se em partículas mais pequenas: os microplásticos. Estes também se acumulam nas águas e mantêm o seu baixíssimo nível de degradação.
O que é aceito como prática jurídica?
Quais os direitos da pessoa com transtorno mental garantidos por lei?
Quem é obrigado a se cadastrar no CAR?
Como abrir arquivos em PDF no Google Chrome?
Como conservar gelo para não derreter?
Onde surgiu o termo pobreza menstrual?
Quem é o Alfa mais poderoso de Teen Wolf?
O que fazer quando não consta o pagamento do licenciamento?
Qual vilão mais forte de Boruto?
O que é complementar inscrição no Fies?
O que a nicotina causa a saúde?