5 maneiras de participar da vida escolar do seu filho
Quando os pais participam ativamente da vida de seus filhos e se engajam, inclusive, no cotidiano escolar da criança, a tendência é que os alunos se dediquem e se esforcem mais, por se sentirem amados e apoiados. ... Isso, inevitavelmente, promove uma melhora no desempenho do aluno.
Com o acompanhamento de pais presentes e envolvidos com o aprendizado, a criança consegue aprender com mais facilidade e se dedicar mais aos estudos. ... Pais que leem, incentivam crianças a lerem. Pais que conversam sobre a escola e ajudam no dever de casa, estimulam o discente a estudar.
Acompanhar o crescimento educacional dos filhos aumenta suas habilidades sociais e diminui a chance de problemas comportamentais. Quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares das crianças, mais facilidade de fazer amigos elas terão! ... Neste processo ganha a criança, a família e a escola.
Os motivos são vários, sendo o principal deles a falta de tempo porque ambos trabalham. Essa questão social faz com que os pais coloquem seus filhos cada vez mais cedo na escola e deleguem seu papel de primeiro educador à escola. ... Os pais erram ao atribuir à escola responsabilidade plena pela educação dos filhos.
A importância da participação da família na escola gira em torno de três pontos: a relação entre a comunidade e a escola fica mais estreita, há uma confiança mútua entre as duas instituições e o aluno passa a se interessar mais pela escola e ter um melhor rendimento.
O artigo 2º da LDB afirma que a educação é direito de todos e dever da família e do Estado cabendo aos pais, na idade própria, matricular seus filhos na rede escolar, cumprindo ao Estado a responsabilidade de oferecer vagas e condições adequadas de ensino.
A família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. ... A aproximação dos responsáveis e da escola possibilita o aumento na qualidade das ações com as crianças, bem como, fortalece o vínculo e o respeito mútuo, tornando parceiros os responsáveis por esta educação.
Lares violentos, divórcios litigiosos e luto também podem levar ao desinteresse em aprender. É importante ressaltar que acompanhar a vida escolar dos filhos não significa necessariamente apenas cobrar. O acompanhamento pressupõe muito mais do que isso. É necessário estimular, motivar, valorizar, ensinar, conversar, prestigiar, discutir.
Isso porque a participação familiar na vida escolar dos filhos leva-os, entre outras coisas, à demonstração de um maior autocontrole e à manifestação de um comportamento cooperativo. A aprendizagem é vista por especialistas como mudança no comportamento ou desempenho em resultado de experiência.
Participar envolve conversar sobre a escola, visitar o local, se envolver com as lições e os trabalhos e incentivar o progresso educacional em casa. Tudo isso pode contribuir para suas habilidades sociais.
O envolvimento das famílias na escola ajuda para uma educação de sucesso, desta forma aprende-se a aprender, mas, para aprender o individuo deverá ser estimulado por um meio favorável, sendo a família um meio de comportamento ao qual exteriorizam na sala de aula.
O que é o sistema de escrita em braille?
Qual principal característica clínica é necessária para considerar uma luxação recidivante em ATM?
Como se dá o processo de certificação?
Qual é o processo de emigração?
Como funciona o pedido de exoneração de alimentos?
Como é o funcionamento da hidroponia?
Qual é o processo de convecção?
Como funciona o sistema de download do Netflix?
Como funciona o plano pré da Oi?
Que princípio de treinamento predomina no trabalho de hipertrofia?
O que eles perguntam na entrevista da Vale?
Como passar lençol queen de elástico?
Quais medidas podem ser tomadas para obter a interdição de um idoso?