Estudos animais sugerem que a serotonina esteja também envolvida no controle da ingestão de alimento, com altos níveis de serotonina diminuindo a ingestão energética total, ou seletivamente diminuindo a seleção de carboidrato em relação à proteína13,18.
A grelina, hormônio liberado pelo estômago quando se encontra vazio, age diretamente no cérebro fazendo com que a sensação de fome seja ativada. Ao ingerirmos qualquer alimento, o estômago por sua vez libera o hormônio PYY que ao agir igualmente no cérebro libera a sensação de saciedade.
O pesquisador explica que o estudo mostrou que os astrócitos cobrem os neurônios POMC antes de uma refeição, mas depois de comer eles se retiram. "A atividade neural aumenta e esta interação produz uma sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa deixe de comer", diz.
O sistema nervoso, também chamado de sistema neural, é responsável por controlar as ações voluntárias (correr, falar, andar, etc.) e involuntárias (respiração, digestão, batimentos cardíacos, etc.) que o corpo realiza.
Nossas emoções dependem de níveis flutuantes de neurotransmissores, que causam a ativação de diferentes partes do cérebro responsáveis por diferentes humores, ou ativam partes do cérebro que desencadeiam a estimulação do sistema nervoso autônomo.
Nos seres humanos existem dois Neurotransmissores influenciam diretamente na capacidade emotiva e regulação do comportamento emocional. Correspondendo : Serotonina associado a sensação,humor e felicidade e a Dopamina com satisfação e prazer.
Alimentos com baixo índice glicêmico (IG), como nozes, vegetais e grãos, liberam energia mais lentamente do que aqueles com IG alto, como pão branco e açúcar. Por isso, ingerir alimentos de baixo IG controla o apetite, ao aumentar os níveis de hormônios intestinais que nos fazem sentir saciedade.
A comida tem o poder de aumentar ou reduzir os níveis de neurotransmissores, provocar alterações em tecidos cerebrais, estimular ansiedade e depressão ou influir no comportamento de maneiras mais insidiosas.
Isso acontece porque o açúcar encontrado nos alimentos (glicose), faz com as células que nos deixam em estado de alerta parem de nos mandar sinais para ficarmos acordados. O mecanismo é simples: quando nosso corpo precisa de “combustível”, somos alertados a todo o momento.
Como são produzidos os estereótipos?
Como hábito de vida do javali pode em parte beneficiar o ambiente que ele invadiu?
Como os esteróides agem no corpo e que consequências podem trazer?
Qual a importância de se trabalhar a educação física na Educação Especial?
Porque o desmatamento aumenta a temperatura?
Como demanda e oferta formam o ponto de equilíbrio da economia?
Como se organiza o espaço urbano?
Como handebol se espalhou pelo mundo?
Como o homem pensa em seu coração?
O que é o letramento digital e de que forma ele pode interferir na vida de uma pessoa?
Onde se localiza o Império Asteca?
O que causa falta de circulação do sangue?
Quanto tempo demora para receber o Salário-maternidade rural?
Como saber se o milho já está bom para colher?
Como saber se o meu metabolismo é acelerado?
Como saber se o se é reflexivo?
Como testar um endereço de E-mail?