Sem a bússola, os antigos navegadores se orientavam somente de forma visual, com base, essencialmente, na consulta aos astros, incluindo o Sol e as estrelas como balizadores de suas rotas.
Numa época em que os marinheiros europeus costumavam navegar próximo ao litoral com medo de despencar da borda de uma Terra plana, os marujos do Pacífico, ao que tudo indica, faziam longas travessias no meio do oceano entre ilhotas minúsculas.
Há cerca de 3.000 anos, navegantes fenícios deixaram os portos de seu país, na costa oriental do Mediterrâneo, para negociar na Europa e no Norte da África. No quarto século AEC, um explorador grego chamado Píteas circunavegou toda a Grã-Bretanha e talvez tenha alcançado a Islândia.
Assim, o tráfego marítimo do oceano Índico entre a Europa e a costa do Malabar, na Índia, era como uma rua de mão única, ora num sentido, ora no outro. Com o passar do tempo, a arte de navegar tomou novos rumos. Instrumentos mecânicos começaram a tornar os navegadores menos dependentes das observações a olho nu e das conjecturas.
Ao amanhecer, os marinheiros podiam perceber o aparente desvio do Sol em relação ao dia anterior, comparando a localização do nascente com as estrelas que se desvaneciam. À noite, podiam determinar sua posição observando a Estrela Polar, que parece ficar quase que diretamente acima do Pólo Norte após o anoitecer.
Como faço para descriptografar um arquivo?
O que escrever na mensagem de ausência?
Quantas compressas quentes por dia?
Como funciona a escritura de Estremação?
Qual o efeito do zolpidem 10mg?
Quem possui a legitimidade para a propositura da queixa-crime nos crimes de ação penal privada )?
Como são as cordas do violino?
O que é bom para não deixar cicatriz?
Quantos dias o boleto pode ser protestado?
Como interpretar a participação de capital de terceiros?
Qual vitamina engrossa o sangue?
O que que é comemorado Dia 22 de agosto?
O que deve ter em uma área de serviço?
O que os idosos mais procuram?
Porque tomar vitamina D com K2?