Sem a bússola, os antigos navegadores se orientavam somente de forma visual, com base, essencialmente, na consulta aos astros, incluindo o Sol e as estrelas como balizadores de suas rotas.
Numa época em que os marinheiros europeus costumavam navegar próximo ao litoral com medo de despencar da borda de uma Terra plana, os marujos do Pacífico, ao que tudo indica, faziam longas travessias no meio do oceano entre ilhotas minúsculas.
Há cerca de 3.000 anos, navegantes fenícios deixaram os portos de seu país, na costa oriental do Mediterrâneo, para negociar na Europa e no Norte da África. No quarto século AEC, um explorador grego chamado Píteas circunavegou toda a Grã-Bretanha e talvez tenha alcançado a Islândia.
Assim, o tráfego marítimo do oceano Índico entre a Europa e a costa do Malabar, na Índia, era como uma rua de mão única, ora num sentido, ora no outro. Com o passar do tempo, a arte de navegar tomou novos rumos. Instrumentos mecânicos começaram a tornar os navegadores menos dependentes das observações a olho nu e das conjecturas.
Ao amanhecer, os marinheiros podiam perceber o aparente desvio do Sol em relação ao dia anterior, comparando a localização do nascente com as estrelas que se desvaneciam. À noite, podiam determinar sua posição observando a Estrela Polar, que parece ficar quase que diretamente acima do Pólo Norte após o anoitecer.
O que é uma língua exclusivamente icônica?
O que acontece com o esfíncter na hora da morte?
Tem que pagar a taxa de expedição do documento Detran RS 2022?
O que é tráfico de drogas privilegiado?
O que significa olhos salientes?
Por que devemos respeitar a diversidade brasileira?
O que é valor residual do imobilizado?
Como funciona a fisioterapia domiciliar?
Como Treinar o Seu dragão ataque triplo?
Porque fazer yoga todos os dias?
Como divulgar um vídeo no YouTube?
Para que serve o lápis branco nos olhos?
Quando o Naruto e Hinata ficam juntos?