Os músculos podem ser classificados em três tipos: estriados esqueléticos, estriados cardíacos e não estriados ou lisos. Esses últimos apresentam contração involuntária, assim como os estriados cardíacos.
Além disso, de acordo com as características estruturais, os músculos podem ser classificados em liso, esquelético e cardíaco. Esses músculos atuam diretamente ligados com o sistema nervoso com o objetivo de permitir que a movimentação aconteça de forma correta e coordenada.
O tecido muscular estriado esquelético está ligado aos ossos e destaca-se pela presença de vários núcleos e estriações transversais. O tecido muscular é caracterizado pela presença de células alongadas que apresentam capacidade de contração.
Componentes Anatômicos dos Músculos Estriados:
Eles são agrupados da seguinte forma: músculos da cabeça e do pescoço, músculos do tórax e abdômen, músculos dos membros superiores e músculos dos membros inferiores.
O tecido muscular estriado esquelético, como o próprio nome indica, está preso aos ossos e apresenta células longas e com muitos núcleos (multinucleadas). Os núcleos dessas células estão localizados na periferia, próximos ao sarcolema (membrana plasmática das células do tecido muscular).
As fibras musculares estriadas esqueléticas constituem o músculo estriado esquelético. As fibras são células longas em forma de cilindros que podem chegar a vários centímetros de comprimento. As células são multinucleadas e a posição de seus núcleos é periférica, junto à membrana plasmática.
Existem mais de 600 músculos esqueléticos no nosso corpo, o que representa cerca de 50% de toda nossa massa corpórea. Eles são classificados com base em diversos critérios, tais como a sua origem e inserção, ação, função, forma e arranjo das fibras, e número de cabeças.
Classificação dos músculos. Os músculos podem ser classificados didaticamente de acordo com a sua estrutura, a sua função e as suas características de contração. De acordo com as suas características de contração, os músculos podem ser: Voluntários, quando a sua contração é coordenada pelo sistema nervoso, que é influenciado pelo desejo da pessoa;
Os músculos estriados esqueléticos podem ser classificados de diferentes formas, sendo uma delas a classificação segundo a sua ação. Aqueles músculos que garantem que um membro seja levado em direção à linha mediana do corpo recebem o nome de: a) extensores.
As fibras musculares esqueléticas se destacam pela presença de estriações transversais, com alternância entre faixas claras e escuras. A faixa escura é chamada de banda A, enquanto a clara é chamada de banda I. No centro de cada banda I observa-se a linha Z, uma linha transversal escura.
Como pedir autorização para emitir Nota Fiscal Eletrônica?
O que acontece com Toni Riverdale?
O que é uma pessoa com refluxo mitral discreto?
Qual a diferença entre coagulante e coalho?
Como saber se o número está ativo vivo?
Qual o melhor sol para rosa-do-deserto?
Quanto vale a nota de R$ 200 para colecionador?
O que aconteceu com a outra parte da Kurama?
Quantos ramos de atividade pode ter uma empresa?
Quais os benefícios que a Lei Complementar nº 123 2006?
Quanto tempo um linfoma demora para crescer?
O que é prescrição de um processo?
Como começou a história da educação?
Como falar com a Receita Federal pelo Whatsapp?
Qual a sigla de Maceió Alagoas?
Quais são as características da administração de recursos humanos?
Como saber se o boleto é registrado?