Mamíferos marinhos respiram ar, enquanto a maioria dos outros animais marinhos extraem o oxigênio da água. Mamíferos marinhos possuem cabelo.
Porque os mamíferos possuem respiração pulmonar, e retiram seu oxigênio (O2) do ar, por isso tanto a baleia quanto o golfinho necessitam subir a superfície para respirar. Diferentemente dos peixes que possuem respiração branquial e retiram seu oxigênio diretamente da água.
Essa é uma característica de todos os cetáceos (golfinhos e botos, além das baleias). Ao contrário dos peixes, eles respiram através de pulmões e, por isso, precisam subir à superfície para fazer a troca gasosa.
Essas três linhagens são os pinípedes (focas, lobos-marinhos, leões marinhos, elefantes-marinhos e morsas), o urso polar e a lontra. Embora estejam na mesma ordem, eles possuem trajetórias evolutivas diferentes. Os mamíferos marinhos são animais super interessantes, assim como todos os seres vivos do planeta.
Os mamíferos marinhos que ocorrem no Brasil fazem parte da Ordem Cetacea, Sirenia e Carnivora (família Otariidae). O cetáceos incluem as baleias e golfinhos, mamíferos que ocorrem exclusivamente em ambiente aquático, sendo encontrados em todos os oceanos do planeta em alguns rios.
Diferentes dos peixes, que possuem brânquias e conseguem retirar seu oxigênio estando totalmente imersos na água, cetáceos respiram através de pulmões e precisam ir até a superfície para ter acesso ao oxigênio, que é captado por seu orifício respiratório – uma espécie de nariz – localizado no topo de sua cabeça.
Respiração. A respiração dos golfinhos é pulmonar, o que os faz vir à superfície para realizar as trocas gasosas. O orifício respiratório, respiradouro, funciona como uma válvula, que se abre quando o golfinho sobe para respirar e se fecha quando ele vai submergir.
Aves e répteis também têm respiração pulmonar, assim como alguns anfíbios, como rãs e moluscos, como os caracóis. Mamíferos podem viver na água e na terra.
Como todos os mamíferos, esses animais aquáticos têm glândulas sudoríparas, glândulas mamárias, que produzem leite para seus filhotes, e gestam as crias dentro do corpo. Os mamíferos aquáticos precisam de ar para respirar. Portanto, eles inspiram grandes quantidades de ar e o mantêm dentro dos pulmões por longos períodos de tempo.
A vida dos mamíferos na água é muito diferente da dos mamíferos terrestres. Para sobreviver neste ambiente, eles tiveram que adquirir características especiais durante sua evolução.
Todos os mamíferos são seres pulmonados, isto é, o ar entra pelas vias respiratórias até os pulmões, que absorvem o oxigênio. Até mesmo os mamíferos aquáticos têm pulmões, eles precisam vir à superfície para respirar.
O que acontece se eu não passar no exame toxicológico?
O que falar em momentos difíceis?
O que é considerado natureza salarial?
Pode furar em cima da granuloma?
O que causa as secas no Nordeste brasileiro?
Quanto tá o milheiro de tijolo 2022?
Como um alimento pode ser considerado orgânico?
Como acender uma vela para Xangô?
Quantas faculdades existem nos Estados Unidos?
Que tipos de situações podem anular um contrato?
Qual a temperatura para secar madeira?
Qual o salário de um profissional de marketing digital?
Como descobrir o RGI de um imóvel pelo endereço?
O que acontece com Otávia em the 100?