Autodenominação: Kanhgág; Kaingang.
Os antigos Kaingang (e muitos dos atuais Kaingang) acreditavam que não só as pessoas e os animais têm um espírito que lhes dá vida, mas também as árvores e outros vegetais. E um VALOR CULTURAL Kaingang era o grande RESPEITO À VIDA. Por isso, um Kaingang nunca derrubava uma árvore sem rezar para o seu espírito.
Levando-se em conta que o milho era a base da alimentação Kaingang e que dele se fazia uma bebida fermentada de nome Kiki, que, inclusive, empresta o nome para a principal festa ritual deste povo, crê-se que, antes do contato com o branco, a agricultura Kaingang era, de fato, uma atividade tradicional.
Como moram atualmente os Kaingang ? Quem visita uma área indígena Kaingang hoje em dia, vai encontrar as famílias Kaingang vivendo em casas de alvenaria, em casas de madeira ou em casas de pau-a-pique, cobertas de folhas de coqueiro ou sapé.
Uma das características próprias dos Kaingang é que toda sua vida social, ritual e cotidiana está organizada em duas metades: Kamé e Kairu. A música e suas narrativas também seguem esses princípios, assim como a classificação dos animais e dos elementos da natureza .
Falantes do tronco linguístico Jê, os Kaingáng vivem hoje em 38 terras indígenas fragmentadas, muitas delas ainda não demarcadas, entre os Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A população é a terceira maior de indígenas do país.
Os Kaingang estão entre os mais numerosos povos indígenas do Brasil. Falam uma língua pertencente à família linguística Jê. Junto com os Xokleng, integram o ramo Jê Meridionais. Sua cultura desenvolveu-se à sombra dos pinheirais, ocupando a região sudeste/sul do atual território brasileiro.
Embora parte da cultura caingangue tenha sido soterrada pelo tempo e pela colonização e catequização, por meio de um processo que já perdura há pelo menos três séculos, ainda é possível recuperar costumes do grupo através da prática da língua kaingang, conforme afirma o antropólogo Rafael José dos Santos, da ...
Xamanismo ProtestantismoCatolicismo Caingangues/Religiões
Resumo: Três rituais: A festa do Kuiâ (xamã), A festa do Kikikoi e o ritual de purificação da viúva exprimem a cosmologia Kaingang: A vida na terra é dependente do destino dos mortos porque a sociedade dos vivos é eternamente recriada pelos ancestrais mortos: “nossos troncos”, “nossos antigos”.
Como guardar um cartucho de tinta aberto?
Como proteger a porta da umidade?
Como gravar cópia de segurança IRPF 2021?
Como gravar em Full HD no PS4?
Como distribuir cumprimento de sentença Eproc TJRS?
Como grampear um livreto em casa?
Onde protocolar agravo de instrumento na Justiça do trabalho?
Como fazer uma contrarrazões de apelação?
Como gravar a tela do PC com áudio no Obs?
Como impermeabilizar pedra São Tomé?
Como cadastrar cumprimento de sentença no PROJUDI PR?
Como proteger o patrimônio da empresa?
Qual é o EP que o Madara morre?
Quanto custa para enquadrar um pôster?