Autodenominação: Kanhgág; Kaingang.
Os antigos Kaingang (e muitos dos atuais Kaingang) acreditavam que não só as pessoas e os animais têm um espírito que lhes dá vida, mas também as árvores e outros vegetais. E um VALOR CULTURAL Kaingang era o grande RESPEITO À VIDA. Por isso, um Kaingang nunca derrubava uma árvore sem rezar para o seu espírito.
Levando-se em conta que o milho era a base da alimentação Kaingang e que dele se fazia uma bebida fermentada de nome Kiki, que, inclusive, empresta o nome para a principal festa ritual deste povo, crê-se que, antes do contato com o branco, a agricultura Kaingang era, de fato, uma atividade tradicional.
Como moram atualmente os Kaingang ? Quem visita uma área indígena Kaingang hoje em dia, vai encontrar as famílias Kaingang vivendo em casas de alvenaria, em casas de madeira ou em casas de pau-a-pique, cobertas de folhas de coqueiro ou sapé.
Uma das características próprias dos Kaingang é que toda sua vida social, ritual e cotidiana está organizada em duas metades: Kamé e Kairu. A música e suas narrativas também seguem esses princípios, assim como a classificação dos animais e dos elementos da natureza .
Falantes do tronco linguístico Jê, os Kaingáng vivem hoje em 38 terras indígenas fragmentadas, muitas delas ainda não demarcadas, entre os Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A população é a terceira maior de indígenas do país.
Os Kaingang estão entre os mais numerosos povos indígenas do Brasil. Falam uma língua pertencente à família linguística Jê. Junto com os Xokleng, integram o ramo Jê Meridionais. Sua cultura desenvolveu-se à sombra dos pinheirais, ocupando a região sudeste/sul do atual território brasileiro.
Embora parte da cultura caingangue tenha sido soterrada pelo tempo e pela colonização e catequização, por meio de um processo que já perdura há pelo menos três séculos, ainda é possível recuperar costumes do grupo através da prática da língua kaingang, conforme afirma o antropólogo Rafael José dos Santos, da ...
Xamanismo ProtestantismoCatolicismo Caingangues/Religiões
Resumo: Três rituais: A festa do Kuiâ (xamã), A festa do Kikikoi e o ritual de purificação da viúva exprimem a cosmologia Kaingang: A vida na terra é dependente do destino dos mortos porque a sociedade dos vivos é eternamente recriada pelos ancestrais mortos: “nossos troncos”, “nossos antigos”.
Como perder a barriga sendo magro?
É seguro jogar no Sorte Online?
Como fazer efeito cartoon no PicsArt?
Como faz para ganhar moedas no V Live?
Quem trabalha em posto de combustível se aposenta com quantos anos?
Como usar o óleo essencial de Hortela pimenta para dor de cabeça?
Como limpar a prensa de sublimação?
Como colocar um texto dentro de uma imagem no Photoscape?
Como ganhar 2-0 reais no PagBank?
Como começar a vender macrame?
Qual é a classificação da palavra dominó?