O Kendo é a arte do combate com a espada, praticada não só no Japão moderno, mas também em diversos países, entre eles Coréia, Brasil, Estados Unidos – terra na qual ele se tornou muito conhecido e exercitado – e no continente europeu.
Kendô literamente significa "caminho da espada" em japonês. É a arte da tradicional esgrima japonesa que foi desenvolvida pelos Samurais, tendo as suas origens nas diversas técnicas de luta com espada refinadas por centenas de anos de combate e estudo, o Kenjutsu.
Os combates duram entre três e cinco minutos, sendo disputados no formato melhor de três. Vence o atleta que aplicar primeiro dois golpes letais (ippon), havendo uma prorrogação (encho) no formato de morte súbita em caso de empate.
Kendo é uma espécie de esgrima. Seus lutadores utilizam uma espada de bambu, chamada de shinai e são protegidos por uma armadura pesada com equipamentos de proteção como o bogu. Com o uso destes equipamentos é possível realizar os combates sem risco de lesões causadas pelo impacto dos golpes.
O Kendô é uma arte marcial japonesa, criada a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais do Japão. ... A utilização da espada para os samurais ganha sentido de disciplina, paciência e concentração. O praticante do Kendô é chamado de Kenshi ou Kendoka.
O Kendo surgiu no final do século XIX, quando o Japão passava por um rápido processo de modernização, fruto da abertura de seus portos para as nações ocidentais. Época em que os Samurais deixaram de existir como classe social, e muitos dos valores tradicionais começavam a ser deixados para trás.
A introdução do Judô no Brasil* Apenas na década de 1920 e início dos anos 1930 chegaram ao Brasil os imigrantes que conseguiram organizar as práticas do judô e kendô no país.
Com a derrota na Segunda Grande Guerra Mundial e por ordem do Comando Supremo das Tropas Aliadas no Japão, em dezembro de 1945, a prática do kendo foi totalmente proibida por ser considerada manifestação do ultra-nacionalismo pré-guerra e parte importante do treinamento militar durante a guerra.
O Kendo utiliza equipamentos bastante específicos para o treinamento, são eles: shinai (espada de bambu), bokuto (espada de madeira utilizada, posteriormente, em treinos de kata), hakama (calça), dogi ou keiko-gi (camisa) e bogu (armadura). Alguns praticantes utilizam o obi (faixa).
O kendo também era ensinado nas escolas de língua japonesa existentes nas colônias. A derrota do Japão na 2ª Guerra Mundial também afetou a vida dos japoneses no Brasil. Escolas de língua japonesa foram fechadas e qualquer manifestação da cultura japonesa foi proibida.
O Kendô não faz parte do programa oficial dos Jogos Olímpicos e um fato curioso é que existe uma quase unanimidade entre seus praticantes de que o esporte não venha a fazer parte dos jogos. O principal motivo é que o desporto perderia sua filosofia e seu caráter de técnica para qualidade de vida.
Quanto tempo cozinha um feijão?
Como limpar conexões de cobre?
Como mandar mensagem para um advogado?
Como soletra a palavra casa em inglês?
Como criar um novo relatório no Access?
Como psicólogo se credenciar no Detran?
Como terminar um requerimento ao prefeito?
Como fazer para pegar CNH definitiva SP?
O que é um distrito de um município?
Como sobreviver em uma família tóxica?
Como se cria um comitê gestor?
É possível cultivar bananeira em vaso?
Como colocar um plug P2 no fone de ouvido?
O que é preciso para criar um leão?
Quais os primeiros socorros para parada cardiorrespiratória?