Ele foi substituído, em 1967, pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Antes de o SPI ser criado, os índios eram vistos como um entrave ao desenvolvimento do país. ... Rondon, porém, tinha um programa, baseado em ideias positivistas, de integrar os índios e usá-los como mão de obra na agricultura.
O Serviço de Proteção aos Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais (SPILTN, a partir de 1918 apenas SPI) foi criado, a 20 de junho de 1910, pelo Decreto nº 8.072, tendo por objetivo prestar assistência a todos os índios do território nacional (Oliveira, 1947).
Resposta: O projeto do SPI instituía a assistência leiga, procurando afastar a Igreja Católica da catequese indígena, seguindo a diretriz republicana de separação Igreja-Estado. ... É possível dizer que o SPI foi formado em continuidade com premissas coloniais.
O objetivo era impedir conflitos entre diferentes povos enquanto o SPI introduzia inovações culturais, prevendo possíveis mudanças nos locais de habitação dos índios. ... Dessa forma, foi instaurado um novo poder estatizado que assegurava o controle legal das ações incidentes sobre os povos indígenas.
A frente do SPI, ele sustentava o seguinte lema: “Morrer se preciso for, matar nunca”. Esse lema demonstrava a disposição de Rondon a nunca agir com violência contra os indígenas, mesmo se ele fosse tratado violentamente.
896.917 pessoas Atualmente encontramos no território brasileiro 256 povos, falantes de mais de 150 línguas diferentes. Os povos indígenas somam, segundo o Censo IBGE 2010, 896.917 pessoas. Destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do país.
Embora a história do SPI tenha sido marcada pela influência de figuras proeminentes e comprometidas com o destino dos povos indígenas, sua atuação não era a regra. Permanentemente carente de recursos, o órgão acabou por envolver de militares a trabalhadores rurais que não possuíam qualquer preparação ou interesse pela proteção aos índios.
A origem do SPI estava nas redes sociais que ligavam os integrantes do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio (MAIC), Apostolado Positivista no Brasil e Museu Nacional, pois o MAIC previu desde a sua criação a instituição de uma agência de civilização dos índios.
O “governo dos índios”, conforme expressão da época, exigiria também uma boa formação científica e “espírito de dedicação à causa pública”. A produção de informações cartográficas e ambientais era fundamental para subsidiar as atividades de conquista e exploração comercial do interior.
O então diretor do Museu Paulista, von Ihering, defendia o extermínio dos índios que resistissem ao avanço da civilização, promovendo grande revolta em diversos setores da sociedade civil. Em 1908, o Brasil fora publicamente acusado de massacre aos índios no XVI Congresso dos Americanistas ocorrido em Viena (Ribeiro, 1979; Carneiro da Cunha, 1987).
Quem pode pedir empréstimo no banco?
O que é Hibernate como funciona?
Como fazer envelope remetente destinatário?
O que a garantia do chuveiro Lorenzetti cobre?
Quanto custa uma cirurgia íntima para diminuir os pequenos lábios?
Quanto tempo dura a estabilidade do BEm?
Quanto custa uma injeção letal para cães?
Como configurar Botões do mouse no Windows 10?
Como inverter array em JavaScript?
Como ativar Autocad 2012 com licença expirada?
Quais condições deverão ser observadas para a utilização do óleo de fritura?
Como mudar posição de colunas no Excel?
Quanto tempo dura a fumaça colorida?
O que funciona na fase laranja do Plano São Paulo?
Como ligar a TV na antena do prédio?