E tudo começou numa quarta-feira, dia 22 de abril de 1500, quando o almirante português Pedro Álvares Cabral chegou com sua esquadra à terra onde viviam os índios Tupiniquim. Na língua deles, o lugar chamava-se Pindorama, Terra das Palmeiras.
O primeiro nome do Brasil foi Pindorama, que em tupi-guarani significa terra das palmeiras. O termo era utilizado pelos índios, antes mesmo de Pedro Álvares Cabral descobrir o país em 1500.
Antes da chegada dos portugueses ao Brasil já existiam vários grupos indígenas habitando o nosso território. Diante dessa variedade, os índios brasileiros foram classificados segundo as línguas distintas, que são: Tupi, macro-jê, aruak e karib.
Existem duas hipóteses etimológicas para a palavra "Pindorama": viria do tupi pindó-rama ou pindó-retama, "terra/lugar/região das palmeiras"; viria da junção do tupi pin'dob ("palmeira") com "-orama" ("espetáculo"), significando, portanto, "espetáculo das palmeiras".
O Brasil já teve oito nomes antes do atual: Pindorama (nome dado pelos indígenas); Ilha de Vera Cruz, em 1500; Terra Nova, em 1501; Terra dos Papagaios, também em 1501; Terra de Vera Cruz, em 1503; Terra de Santa Cruz, ainda em 1503; Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505; Terra do Brasil, em 1505; e finalmente Brasil, ...
Descobrimento do Brasil: os bastidores da viagem de 44 dias que levou Pedro Álvares Cabral ao país. Há 521 anos, o navegador português e sua tripulação enfrentaram tormentas, calmarias e doenças. Dos 1,5 mil homens que zarparam de Portugal, apenas 500 conseguiram voltar, sãos e salvos, para casa.
Antes de ser Brasil, o país era chamado pelos índios de Pindorama, que na língua nativa significava “região ou país das palmeiras”.
O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos.
Os índios no Brasil Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente.
O conhecimento que temos sobre os índios brasileiros do século 16 baseia-se principalmente em relatos e descrições dos viajantes europeus que aqui estiveram, na época. Particularmente, os livros do alemão Hans Staden e do francês Jean de Lery, que conviveram com os índios por volta de 1550.
O grande número de línguas e dialetos era uma prova da diversidade de cada grupo étnico. Dentre todos os povos indígenas que habitaram o Brasil de norte a sul, podemos destacar os grupos Pataxó, Nambikwara, Macro-jê e Aruaque.
Como acabar com a ansiedade na hora de dormir?
Como passar contatos do chip para o celular Samsung j6+?
Como acabar com a agressividade infantil?
Como transferir seguidores de uma página para outra?
O que torna uma pessoa intolerante?
Como transferir o auxílio emergencial do Caixa Tem para o Mercadopago?
Como lidar com a diversidade nas escolas?
É possível transferir pontos dotz para Livelo?
O que fazer para curar claustrofobia?
Como passar o sistema operacional para outra partição?
Como vincular contato do iCloud no Gmail?
Quando estamos insatisfeitos com algo?
Como transferir dados do Nex para outro PC?
Como lidar com a concorrência no mercado?
Como transferir dados de um iPhone para um Samsung?
Qual a diferença da inveja para o ciúme?
Como se recuperar de uma grande decepção?
Como transferir o financiamento de um veículo para outro veículo?