Os seres humanos sempre fizeram registros históricos. Nossos indígenas, por exemplo, já registravam o cotidiano por meio da confecção de utensílios (machadinhas de pedra, enfeites de penas de pássaros, objetos de cerâmica) ou pinturas em cavernas, dez mil anos atrás.
A história e a cultura do povo eram transmitidas apenas oralmente. Porém, com a mobilização da comunidade, de associações indígenas, de especialistas da Universidade de Brasília (UnB) e da Fundação Nacional do Índio (Funai), o paiter ganhou um alfabeto e regras gramaticais. ... Seu protagonista, um professor indígena.
Eletrônicos antes considerados novidades para os índios, atualmente são ítens comuns no dia a dia da tribo. Andando pelas pequenas vias da aldeia Kumenê é possível perceber índios que trocaram as redes de dormir pelas redes virtuais, e o arco e flecha pelos mouses e computadores.
As culturas indígenas são, via de regra, baseada na oralidade. Contudo, mesmo na ausência da escrita, uma diversidade de sinais e de outras formas gráficas cumprem o papel comunicativo. As tribos costumam manter entre si laços de parentesco e reciprocidade, em famílias monogâmicas ou poligâmicas.
O ensino da história e da cultura indígena brasileira durante a Educação Básica tornou-se obrigatório desde 2008, mas ainda se sabe pouco sobre os povos nativos do país. Entre os conteúdos produzidos a respeito desse tema, a maior parte foi escrita dentro dos grandes centros urbanos por pessoas provenientes da sociedade ocidental.
A influência dos povos nativos na construção de estradas, cidades e Estados, e também em características culturais como hábitos alimentares, espiritualidade e caráter, não ganha espaço nessas narrativas”, comenta o autor, afirmando que existem algumas diferenças entre o que é contado nos livros didáticos e a realidade da história indígena no país.
“A complexidade de contribuições indígenas para o mundo é minimizada na história oficial, contada do ponto de vista ocidental.
A publicação de textos escritos por indígenas dá visibilidade às diferentes etnias que existem no país, número que hoje é de 206 povos. Cada um deles tem suas particularidades e suas próprias tradições, deixando clara a diversidade que é encontrada dentro da própria corrente literária indígena.
Como melhorar a qualidade de uma imagem no Word?
Como multiplicar um número decimal com uma fração?
Como diminuir a resolução de uma imagem em JPG?
Como multiplicar raízes de expoentes diferentes?
Como melhorar a qualidade de uma imagem baixada?
Como não deixar alguém suga sua energia?
Como tirar uma nota alta em linguagens?
Qual dedo apertar para parar Soluco?
Como melhorar qualidade de som do headset?
Como melhorar a qualidade de imagem do seu monitor?
Como melhorar qualidade de áudio do WhatsApp?
Como melhorar a qualidade de atendimento de um call center?
Como melhorar a imagem da Netflix na TV Philco?
Qual a maneira mais fácil de fazer pestana no violão?
Como a qualidade de vida na terceira idade pode ser definida?
Como escolher a hipótese nula?
Como melhorar a resolução de uma imagem no Inkscape?