Os próprios europeus colocaram a Amazônia a margem de seu mundo, transformando sua cultura, seus hábitos, seu meio social, o círculo econômico e sua organização política que foram deixados de lado, construíram-se, uma história através de testemunhos e descrições baseadas nas ideias daqueles que viveram nestes períodos, ...
Depois de Pinzón, outros aventureiros europeus exploraram o percurso do rio Amazonas nos séculos 16 e 17. Dois desses exploradores se destacaram: o espanhol Francisco de Orellana (1542) e o português Pedro Teixeira (1637).
Em 12 de janeiro de 1616, o português Caldeira Castelo Branco aporta em Belém, acentuando a presença portuguesa na região.
A Amazônia constituía-se num grande problema para a metrópole portuguesa, no que dizia respeito à sua proteção. O constante perigo de invasões estrangeiras (espanhóis, franceses e holandeses) tornava imperiosa para sua conquista a ocupação.
Esta tentativa, realizada em 22 de junho de 1541 ( Pinto, 2002) surpreendeu a expedição visto que uma tribo composta tanto por homens quanto por mulheres impediram a ação dos espanhóis, o que provocou a perda do olho esquerdo de Carvajal. "Súditos e tributários das Amazonas.
As missões religiosas e a ocupação territorial do Vale Amazônico. As missões e os fortes desempenharam papéis importantes no Vale do Amazonas quanto à expansão territorial e a consequente colonização. Contribuíram para fixar marcos da penetração portuguesa naquele território disputado por outros povos.
Tal modelo assentou globalmente nos seguintes aspectos: a consciência de que era necessário mudar de sistema; a redefinição da estrutura político-administrativa; o problema da liberdade, civilidade e dignificação social dos índios; a questão religiosa e o conflito com os jesuítas; o repovoamento com colonos, índios e ...
Em 1637, Portugal encomenda a primeira grande expedição à região, com cerca de 2 mil pessoas. A exploração de frutos como o cacau e a castanha ganham uma forte conotação comercial. A partir do século 18, a agricultura e a pecuária passam a ter papel fundamental na região.
1494 – Portugal e Espanha assinam o Tratado de Tordesilhas, conforme esse documento os portugueses ficam com a porção leste do território brasileiro e os espanhóis com a poção oeste, o qual coloca a floresta Amazônica para os espanhóis. ...
Estradas foram abertas para facilitar o desenvolvimento da região. Durante a ditadura militar, a política para a Amazônia ficou conhecida pelo lema "Integrar para não Entregar". Junto com a ocupação e o desenvolvimento da região veio também a destruição do bioma.
Após anos de incentivos à produção e à ocupação da Amazônia, os sinais de destruição ficam mais claros. Em 1978, a área desmatada chega a 14 milhões de hectares.
Borracha, madeira, soja, minério, pecuária - ou simplesmente o sonho de ter um pedaço de terra. Foram muitos os motivos que, historicamente, levaram brasileiros de todas as regiões à Amazônia.
Por meio da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), o governo oferece uma série de incentivos aos interessados em produzir na região. Mas segundo o historiador Alfredo Homma, "os subsídios são direcionados aos mais favorecidos".
Porque o idoso não gosta de tomar banho?
Quem tem foro por prerrogativa de função STF?
Quais são as estratégias de promoção da saúde?
É proibido ter arma de chumbo?
O que é decomposição de números decimais?
Quais são os três períodos da dança moderna?
Qual a importância da Lei 8142 90 para a saúde pública brasileira?
Quais são os tipos de cristais?
O que eu uso para remover cola branca?
Como entrar na USP pelo Enem 2022?
Quanto tempo o juiz tem para concluir a sentença?
Quais as vitaminas que ajudam no crescimento?
Como saber qual a velocidade que a internet está chegando?