Se há um nexo, um nó das causas, podemos chamar este nó de Deus. Sendo assim, dizem os estoicos, podemos conhecer a natureza como ela é, em sua manifestação direta: ela é um monismo divino. Chamamos o cosmos de Deus, porque ele é o logos universal, a razão de tudo ser como é.
2) Muito antes de Kant, porém, os estoicos já identificavam Deus com a própria ordem moral, considerando Deus como Providência e Destino, uma entidade de ordem racional que compreende em si mesma, os eventos do mundo e as ações do homem.
O estoicismo propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza - o que, para eles, significava viver em harmonia consigo próprios, com a humanidade e com o universo. Para os estóicos, o universo era governado pela razão, ou logos, um princípio divino que permeava tudo.
Além disso, a escola estoica influenciou o desenvolvimento do Cristianismo a partir do conceito de providência. Para ambos, há uma razão universal divina que regula tudo o que existe. A aceitação dessa providência, para os estoicos, fica a cargo da vontade orientada pela razão e a união do indivíduo com a natureza.
As pessoas são apresentadas, em geral, como vacilantes entre o vício e a virtude, sendo atraídas pelos desejos e sentimentos e precisando de ajuda para orientarem-se pela razão.
32 curiosidades que você vai gostar
O foco da filosofia estoica é a conquista da felicidade por meio da ataraxia, um ideal de tranquilidade em que é possível viver serenamente e com paz de espírito. Para os estoicos, o indivíduo apenas poderia conseguir essa felicidade através das suas próprias virtudes, ou seja, dos seus conhecimentos.
O estoicismo, em contraposição à ética epicurista, relaciona o bem: a) à atividade da alma segundo a razão. b) ao prazer por coisas materiais. c) à indiferença diante da dor e do sofrimento.
Para os estoicos, Deus é o próprio Cosmos, o mundo. Ele não está fora do mundo nem o criou do nada, mas, sendo ele próprio corpóreo, se identifica com o mundo material.
As 4 virtudes estoicas – coragem, justiça, autocontrole e sabedoria.
Ainda relativamente ao que toca a máxima estóica do viver de acordo com a natureza, não se trata de aspirar à conformidade com a natureza como se toda a ação devesse basear-se nela, mas é a conformidade com a natureza que deve pôr em movimento o aspirar e o agir humanos.
Características do estoicismo
Indivíduo deve negar os sentimentos externos; O prazer é indiferente ao homem sábio; Universo governado por uma razão universal natural; Valorização da apatheia (indiferença);
Seja humilde e aberto a novos conhecimentos. Aprenda com cada oportunidade, mas não tente ser um sabe-tudo. Ninguém aprende quando acha que já conheceu tudo o que podia conhecer. A sabedoria é uma das principais virtudes do Estoicismo, além de ser necessária para as pessoas admitirem que não são perfeitas.
O epicurismo é uma corrente filosófica surgida na Grécia Antiga no século IV a.C. Segundo o pensamento pregado por seus adeptos, o estado individual de plenitude - em que o sujeito tem total liberdade, tranquilidade e está livre dos medos - está diretamente ligado com a busca pelos prazeres moderados.
166-169. Descartes demonstra agora a existência de Deus a partir do facto de que não nos podemos conservar a nós próprios. Se não podemos garantir a nossa existência, mas apesar disso existimos, é porque alguém nos pode garantir essa existência.
A discussão filosófica no ocidente da existência de Deus começou com Platão e Aristóteles, que formularam argumentos que hoje podem ser classificados como cosmológicos. Mais tarde, Epicuro formulou o problema do mal: se Deus é onipotente, onisciente e benevolente, por que o mal existe?
Tomás de Aquino afirma que tudo o que existe agora pode deixar de existir. Houve, portanto, um momento em que nada existia. É preciso admitir então que um Ser deu existência às coisas. Logo, este ser tinha quer ser eterno e ser a causa necessária de tudo que existe este Ser é Deus.
Entre as virtudes adquiridas pelo homem, estabelecem-se quatro, que são fundamentais, ou capitais, às quais estão subordinadas outras, que são acessórias, ou subordinadas. Desde a antiguidade, classificou-se como virtudes cardiais: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.
Baseada num texto do apóstolo Paulo (1Cor 13,13), a teologia esclarece que são três: a fé, a esperança e o amor (ou caridade).
Lista de virtudes humanasbenevolência.bondade.justiça.paciência.sinceridade.responsabilidade.pontualidade.assiduidade.
Epicuro também é conhecido como o Filósofo do Jardim, pois "O Jardim" foi como ficou conhecida a escola por ele fundada e que consistia numa comunidade de amigos e seguidores. Lá, escreveu com detalhes a filosofia que iria se tornar conhecida como epicurismo.
Princípios Estoicos:#1: Viva de acordo com a natureza – O objetivo estoico de vida.#2: Viva pela Virtude.#3: Concentre-se no que pode controlar, aceite o que não pode.#4: Separe as coisas como sendo boas, ruins e indiferentes.#5: Tome ação.#6: Pratique o Infortúnio – Pergunte-se “O que poderia dar errado?
Da tranquilidade da alma, de Sêneca: lições para uma vida plena, serena e feliz. "Investiguemos de que modo a alma deverá prosseguir sempre de modo igual e no mesmo ritmo. Ou seja, estar em paz consigo mesmo, e que essa alegria não se interrompa, mas permaneça em estado plácido, sem elevar-se, sem abater-se.
A corrente estoica é dividida em três fases com algumas características particulares.Período Ético. ... Período Eclético. ... Período Religioso. ... Zenão de Cítio (333 a.C - 263 a.C) ... Cleantes de Assos (330 a. ... Panécio de Rodes (185 a.C - 109 a.C) ... Sêneca (4 a.C- 75 d.C) ... Marco Aurélio (121 d.C- 181 d.C)
Estoicismo Helenístico Romano – Tem como principais representantes os filósofos Panécio de Rodes, Posidônio de Apameia e Cícero. A stoá média, como também é chamada, já era mais eclética. Estoicismo Imperial Romano – Desenvolvida por filósofos como Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio.
O Estoicismo costuma ser dividido em três fases: o antigo estoicismo (séc. III-II a.C.), que teve origem com Zenão, Cleanto e Crisipo; o médio estoicismo (séc II a. C.) de Panécio e Possidônio; o novo estoicismo (séc. I a.C. a II d.C.) de Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio.
Como montar home office em apartamento?
Como usar a função menor no Excel?
Como fazer iluminação para fotos de roupas?
Como usar o desodorizador do microondas?
Qual o lucro que dá para tirar em um ferro velho?
Como a hipnose ajuda no emagrecimento?
Como fazer um fichamento analítico?
Como usar a fórmula cont valores no Excel?
Como é preparado o hambúrguer?
Como usar o count no SQL Server?
Porque o homem olha para outras?
Como se chama as letras desenhadas?
Como é chamada a reta que fica na vertical?
Qual o jeito certo de fazer bife à milanesa que não solte a casquinha?
Quais são as guias que compõem o Excel?
Como pagar contas pelo aplicativo do Banco do Brasil?