Os egípcios antigos fizeram sabão em pasta de azeite para limpar o corpo. Esse sabão também desempenhava um papel na cicatrização da pele. A beleza egípcia,que virou referência, era a de Nefertiti, a rainha mais influente e mais bonita do Egito. Ela governou no auge do poder e na era mais rica.
Os egípcios colocavam grande ênfase em evitar mau cheiro, e para isso usavam uma mistura de ovo de codorna, resina e escamas de tartaruga. O cabelo era um símbolo de distinção, e por isso recebia mais cuidados do que qualquer outra parte do corpo. Contra a calvície usavam óleo vegetal e gordura em partes iguais.
Sendo um povo muito vaidoso, os egípcios tinham costume de se lavar diversas vezes ao dias, limpar as unhas dos pés, lavar a boca (uma forma de escovar os dentes mais primitiva), eles também tinham o costume de raspar os cabelos do corpo, pois consideravam aquilo nojento e sujo, e as mulheres usavam perucas no lugar de ...
A alimentação dos egípcios consistia de pão, cebola, alho, favas, lentilhas, rabanetes, pepinos e, às vezes, peixe. Essa alimentação era regada por cerveja não fermentada. Os pobres só comiam carne e frutas nos dias de festas.
Banhos de leite Um dos tratamentos de beleza favoritos de Cleópatra era banho em leite de… jumentos! Enquanto tomar um banho cheio de leite não seria algo que a maioria de nós faria hoje, este banho prometia suavizar a pele enquanto o ácido láctico que existe no leite parece esfoliar a pele também.
Os egípcios não tinham muito paciência com pelos ou cabelos, por questão de higiene ou mesmo por não suportar o calor que eles podiam causar, devido ao local quente em que viviam. Possivelmente devido a essas questões, eles cortavam os cabelos bem curtos ou raspavam a cabeça regularmente.
Se a alma (Rá) não voltasse para o corpo (Ká), significava que o corpo não tinha sido conservado. Parte, daí, a importância da mumificação dos corpos, do embalsamento e da conservação, para evitar a decomposição.
Foi no Egito, por volta de 2000 a.C. que apareceram as primeiras latrinas que foram usadas da forma como conhecemos hoje (com assentos). Cerca de mil anos depois, surgiu o primeiro relato de um mecanismo de descarga hidráulica inovador, que teria sido inventado pelos habitantes da ilha de Bahrein, no Golfo Pérsico.
Eram egípcios. E isso tem a ver com as aspas no título: a ideia de raça não é mais aceita como científica, basicamente porque um suposto branco e um suposto negro podem ser muito mais geneticamente parecidos entre si que entre outros membros da mesma raça. E não havia os conceitos atuais de negro ou branco na Antiguidade.
Porém, de acordo com Julio Gralha, na iconografia, os egípcios se representam na cor marrom — enquanto os núbios estão na cor negra e os líbios e asiáticos, em tom de amarelo. “O que o egípcio está dizendo nessa representação é que ele é mais claro do que os núbios e mais escuro do que os asiáticos.”
E, nesse sentido, poucas pessoas conhecem a importância dos antigos egípcios. Costuma-se considerar a civilização do Antigo Egito um exemplo de morbidez, como se ali só se pensasse na morte e na vida além-túmulo, sem dar importância para a saúde neste mundo. Mas, na verdade, os antigos egípcios nada tinham de mórbidos.
Diop levantou alguns argumentos nesse sentido, como as representações dos egípcios sobre eles mesmos como negros. Porém, de acordo com Julio Gralha, na iconografia, os egípcios se representam na cor marrom — enquanto os núbios estão na cor negra e os líbios e asiáticos, em tom de amarelo.
O que é preciso para se inscrever no SENAI?
Como qualificar uma associação de Moradores?
É possível desenvolver daltonismo?
Como qualificar uma empresa no contrato?
Como uma adolescente de 14 anos deve se vestir?
Como fazer para participar do Programa do Ratinho Dez ou Mil?
O que é necessário para ser um voluntário?
Como devem ser qualificadas as partes em uma petição inicial?
Como a pessoa deve agir quando recebe perdão de Deus?
Como se formou o Reino de Benin?
Quando vai ter inscrição para o Encceja 2020?
O que significa uma obra entrar em domínio público?
Como se inscrever no Supletivo 2021?