Quanto menor for o número associado, maior é o grau de deficiência do atleta. Os atletas são classificados de 1.0 a 4.5, de acordo com sua capacidade funcional; quanto menor for o número, maior o grau de deficiência. A soma dos pontos dos jogadores de um time em quadra não pode ultrapassar 14.
A classificação é realizada em três estágios: médico, funcional e técnico. Na parte médica é feito um exame físico para verificar exatamente a patologia do atleta, bem como sua inabilidade que afeta a função muscular necessária para um determinado movimento.
Para que a competição seja o mais justa possível, os atletas são avaliados e classificados em grupos, que são chamados de classes. As classes são nomeadas com uma letra e um número e quanto menor o número maior o grau de comprometimento do atleta. Já as letras são as iniciais da modalidade ou da deficiência.
Os atletas com deficiência física são classificados em cada modalidade esportiva através do sistema de classificação funcional. Este sistema visa classificar os atletas com diferentes deficiências físicas em um mesmo perfil funcional para a competição.
Classificadores para atletas com deficiências físicas são divididos em classificadores clínicos, que possuam uma graduação de médico, enfermeiro, fisioterapeuta, por exemplo; ou classificadores técnicos, como profissionais de educação física ou graduados em esporte.
38 curiosidades que você vai gostar
Os atletas recebem uma classificação funcional que varia de 1 a 4,5 pontos, de acordo com o comprometimento motor: quanto menor o comprometimento do atleta, maior a pontuação. Durante o jogo, a soma total dos cinco jogadores não pode ultrapassar os 14 pontos.
A classificação para a modalidade é feita unicamente através do peso. Portanto, atletas com diferentes deficiências competem juntos pela mesma medalha. São elegíveis atletas com deficiências que afetem o movimento das pernas e quadris, assim como anões. Quanto menor o número, maior o comprometimento físico do atleta.
As diferentes classificações garantem que as competições sejam equilibradas. São reconhecidas cinco categorias de deficiência para a participação em competições oficiais: paralisia cerebral, deficiência visual, pessoas em cadeira de rodas, amputados e les autres (pessoas com alguma deficiência locomotora).
O atleta é submetido à equipe de classificação, que procederá a análise de resíduos musculares por meio de testes de força muscular; mobilidade articular e testes motores, todos realizados dentro da água. Vale a regra de que, quanto maior a deficiência, menor o número da classe.
Como mencionado, os Jogos Paralímpicos são organizados para atletas com algum tipo de deficiência física ou mental. As modalidades das Paralimpíadas incluem atletas com deficiências motoras, amputados, cegos e pessoas que sofreram paralisia cerebral.
As modalidades esportivas podem ser classificadas de acordo com a lógica interna que está relacionada à organização estrutural do jogo em si, à prática que envolve os gestos motores, a relação com o adversário, entre outras. A divisão entre esportes coletivos e individuais consideram as relações de colaboração.
Termo: Classificação Funcional
Classificação da despesa segundo as estruturas de funções e subfunções, que indicam as áreas de atuação do governo, como saúde, educação, transporte, entre outras.
CLASSES PARALÍMPICAS – MODALIDADE ATLETISMOT11 a T13 – deficientes visuais.T20 – deficientes intelectuais.T31 a T38 – paralisados cerebrais (31 a 34 para cadeirantes e 35 a 38 para ambulantes)T41 a T46 – amputados e outros (les autres)
Etapas da classificação
Classificar é definir uma catalogação, especificação, normalização, padronização e codificação de todos os materiais componentes do estoque da empresa.
Eles são frequentemente divididos em três grupos de deficiência: física (potência muscular prejudicada, amplitude de movimento prejudicada, deficiência de membros, diferença de comprimento das pernas, hipertonia, ataxia, atetose e baixa estatura), de visão e intelectual.
As provas da natação são todas classificadas pela letra S (swimming). Quando a prova for nado livre, costas ou borboleta a letra “S” vem sozinha; quando a prova for nado peito (breaststroke), ela será representada pelas letras “SB”; quando a prova for nado medley, ela será representada pelas letras “SM”.
Nadadores com deficiência visual (11 a 13), além daqueles com deficiência intelectual (S14), também disputam revezamentos 4x100 m livre, todos mistos. No primeiro caso, porém, há uma restrição: a combinação do número das categorias de cada integrante não pode ir além de 49.
Dentre algumas limitações físicas: espasticidade; alterações motoras, de equilíbrio, de coordenação e de tônus muscular; hemiplegia; paraplegia; e tetraplegia. Também existem as categorias que permitem a participação de deficientes visuais e cognitivos.
Esporte adaptado é um termo utilizado apenas no Brasil e consiste em uma possibilidade de prática para pessoas com deficiência. Para tanto regras, fundamentos e estrutura são adaptados para permitir a participação destas pessoas2.
Confira algumas modalidades adaptadas, conforme a deficiência: Pessoas com deficiência visual: futebol de cinco, golbol, atletismo, natação, judô, ciclismo, hipismo, halterofilismo e esportes de inverno; ... Pessoas com deficiência auditiva: atletismo, handebol, basquetebol, futebol, natação, vôlei, entre outras.
O esporte adaptado caracteriza-se como uma grande oportunidade para que o indivíduo com necessidades especiais possa desenvolver uma atividade física, deixando de lado o sedentarismo e o isolamento social.
11-13 - Atletas com deficiência visual.20 - Atletas com deficiência intelectual.31-38 - Atletas com coordenação limitada (31 a 34 para cadeirantes)40-41 - Atletas de baixa estatura.42-44 - Atletas com deficiências nos membros inferiores.45-47 - Atletas com deficiências nos membros superiores.
O sistema classificatório passou a englobar um número maior de condições físicas e também a separar os atletas pelo grau e forma de deficiência. Hoje, o IPC é constituído por 165 Comitês Paralímpicos Nacionais (CPN), bem como por quatro federações internacionais de esportes que regem determinadas deficiências.
Já a classe S14 é para nadadores com deficiência intelectual. Em algumas provas de revezamento, atletas de diferentes classes competem juntos. A prova recebe uma pontuação e cada equipe deve ser composta por quatro atletas sem estourar o limite de pontos.
O que significa a palavra moais?
Qual é o sinônimo da palavra intensamente?
Tempo de cozinhamento do milho?
Quando começa a sair o colostro?
É verdade que o Jungkook colocou piercing?
Orientador educacional quem é?
Qual a importância da preservação cultural e ambiental?
O que é desconsideração da personalidade jurídica exemplos?
O imperio romano abrangia terras em tres continentes quais eram?
Como está Chernobyl hoje 2020?
O que é transmissibilidade na epidemiologia?
Qual é o significado de destinam se?
Como se lê artigo inciso parágrafo?
Quais as sequelas da polineuropatia?
Qual é o objetivo de um requerimento?
Demonstraram é futuro ou passado?