Os artrópodes são classificados em três subfilos, sendo eles: Crustacea, Chelicerata e Uniramia. O Filo Arthropoda abriga os animais mais abundantes do planeta. Eles apresentam, como característica principal, o corpo articulado; coberto por esqueleto externo (exoesqueleto).
Tradicionalmente, costumamos dividir os artrópodes em cinco grupos: insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes.
Os principais critérios são: a divisão do corpo e o número de asas, patas e antenas irão classificá- los.
Ao estudar os artrópodes, costumamos separá-los em quatro grupos básicos: Quelicerados, Miriápodes, Crustáceos e Insetos.
Podemos classificar os artrópodes em quatro grupos principais: quelicerados, miriápodes, crustáceos e insetos. Vale salientar que essa classificação varia entre autores, sendo possível encontrar, por exemplo, a divisão em três linhagens: quelicerados, miriápodes e pancrustáceos (insetos e crustáceos). Não pare agora...
crustáceos Classe Crustácea – Espécies. O grupo dos crustáceos (do latim crusta = carapaça dura) é composto por caranguejos, siris, camarões, lagostas, cracas e outros.
Características gerais dos artrópodes A principal característica que diferencia os astrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. Foi essa característica que deu o nome ao grupo, pois a expressão patas articuladas vem do grego: artro, que significa "articulação", e podos, "patas".
Os artrópodes têm apêndices articulados; o corpo segmentado, envolvido num exoesqueleto de quitina (números da imagem acima). Os apêndices estão especializados para a alimentação, para a percepção sensorial, para defesa e para locomoção.
No entanto, estudos genéticos recentes mostraram que não é assim e que os filos mais próximos dos artrópodes são os Onychophora e os Tardigrada, formando um grupo monofilético: os Panarthropoda. Além disso, parece aceitável que estes filos e os restantes Ecdysozoa formam um clado monofilético.
Abaixo, exemplos dos outros grupos: escorpião (aracnídeos), lagosta (crustáceos), lacraia (quilópodes) e piolho-de-cobra (diplópodes). Todos os artrópodes possuem o corpo dotado de vários segmentos e apêndices articulados, como patas e antenas, que possibilita movimentos.
Os artrópodes são subdivididos em classes de acordo com alguns critérios, como a divisão do corpo e o número de apêndices apresentados (por exemplo: número de patas, antenas etc.). Entre as classes de artrópodes, podemos citar: crustáceos, aracnídeos, quilópodes, diplópodes e insetos. A seguir, vamos conhecer melhor cada uma delas.
O que é organização e gestão escolar?
O que fazer para o crescimento pessoal?
Qual é o certo enjoo ou enjoo?
Como ocorre a deposição e mobilização de lipídios no tecido adiposo?
Como se escreve estrela de Hollywood?
Como se dá o processo de demarcação das terras indígenas?
O que significa a palavra percepção Extra-sensorial?
Quais os melhores e maiores efeitos do exercício no sistema imunológico principalmente de idosos?
Como ocorre a deglutição dos alimentos no padrão infantil?
Como escrever Akemi em japonês?
Como se escreve o nome hidratados?
Como é feita a comunicação escrita?
Porque hiperativo não tem hífen?