Os geólogos pensam que há cerca de 325 milhões de anos toda a terra deste planeta estava unida num "supercontinente", a que chamaram Pangeia. Mas, à medida que as placas se deslocaram, a terra deste supercontinente começou lentamente a separar-se. Chama-se a este movimento a deriva dos continentes.
A movimentação das placas tectônicas que compõem a litosfera foi responsável pela movimentação e separação de espécies animais e vegetais. ... A pangeia, por meio da movimentação das placas tectônicas, deu origem a dois continentes, que continuaram o processo de separação até a configuração continental atual.
A idéia da Deriva Continental foi proposta pela primeira vez por Alfred Wegener em 1912. Em 1915 publicou o livro "A origem dos Continentes e dos Oceanos", onde propôs a teoria, com base nas formas dos continentes de cada lado do Oceano Atlântico, que pareciam se encaixar.
A Teoria das Placas Tectônicas diz que a crosta da terra é fragmentada em grandes blocos semirrígidos, isto é, em placas que abrangem os continentes do mundo e as profundezas dos oceanos. As placas se deslizam sobre o magma, empurradas por forças originadas no interior do Planeta Terra.
A teoria da tectónica de placas parte do pressuposto de que a camada mais superficial da Terra está fragmentada numa dúzia ou mais de grandes e pequenas placas que se movem relativamente umas às outras, sobre um material viscoso, mais quente.
As placas tectônicas são enormes blocos que fazem parte da camada sólida externa do planeta Terra, a crosta terrestre. Elas sustentam os continentes e os oceanos e são conduzidas pelas correntes de convecção, resultado do calor irradiado do magma incandescente da Terra, que está em constante movimento.
Essa dinâmica compõe a Tectônica de Placas, reconhecida inicialmente pelo cientista alemão Alfred Wegener, que elaborou a teoria da Deriva Continental no início do século XX, tal como demonstrado a seguir. Wegener, A. The Origin of Conti-
Vale ressaltar que a formação dos continentes atuais não é o processo “final” da deriva continental, uma vez que eles continuam a movimentar-se, porém em uma velocidade de apenas poucos centímetros ao longo de vários anos.
É importante relembrar que a movimentação dos continentes continua acontecendo, porém a uma velocidade muito lenta. Esta movimentação gera um deslocamento de pouquíssimos centímetros em muitos anos, desta forma, acredita-se que somente daqui a milhões de anos, a configuração dos continentes seja realmente diferente da que conhecemos hoje.
Deriva continental - Pangeia deu origem aos continentes . Imagem: Wikimedia commons. Adriana Furlan e Ronaldo Decicino. (Atualizado em 14, às 19h22) A teoria de que os continentes não estiveram sempre nas suas posições atuais foi sugerido pela primeira vez em 1596 pelo holandês Abraham Ortelius, conhecido como pai do Atlas Moderno.
Como se chama as estruturas reprodutivas?
Como acontece a movimentação dos dentes com aparelho fixo?
O que é uma protoboard e para que serve?
Como funciona um cabo de fibra óptica?
Como funciona resolução de imagem?
Como funciona a segunda fase do vestibular da Unesp?
Como funciona a segunda chamada?
O que é que significa arquipélago?
Qual o nome da música 1 2 3 indiozinhos?
Como funciona Receituario digital?
Qual é a fobia de ficar sem celular?
Porque cachorro arranca o próprio Pelo?
Porque o coração é chamado de uma poderosa bomba?
Como se chama a leitura de imagens?
O que é transtorno de personalidade paranóica?