A formação Alter do Chão é coberta pela Formação Solimões, que ocorre na bacia homônima e na do Acre, além da porção oeste da Bacia do Amazonas. É composta por pelitos maciços e laminados, camadas de linhito e arenito fino a grosso, subangulares a subarredondados, depositados em ambiente fluvial meandrante e lacustre.
A água é filtrada enquanto passa pelos poros existentes no relevo, o que permite a formação de nascentes, lençóis freáticos, rios e recursos hídricos com grande quantidade de água potável. Por isso, os aquíferos possuem grande relevância ambiental. O aquífero Alter do Chão é um exemplo desse tipo de forma natural.
Uma das principais características do aquífero da Amazonas é a composição mista. Ou seja, o Aquífero Alter do Chão possui composição livre na parte superior, com profundidade de até 50 m e, além disso, também é formado por um sistema fechado com profundidade de 430 m.
O Aquífero Alter do Chão, desde 2010, é considerado o maior aquífero do mundo em volume de água disponível, configurando-se como uma importante reserva natural. 0 PUBLICIDADE
Quantos litros faz uma Fazer 2008?
Em que momento foi realizado o Concílio de Trento e qual sua importância?
Como limpar espelho com vinagre?
O que são alimentos processados?
Como quando e onde surgiu assemblage?
Quais são os riscos financeiros?
Qual a principal obra de Freud?
Como ingressar no mercado de trabalho?
Quanto tempo dura o efeito do clareamento caseiro?
O que é o teorema central do limite?
Qual país produz mais abacates a cada ano?
Qual a diferença do HD para o full HD?
Quanto ganha um recem formado em arquitetura?