De acordo com a origem, as chuvas podem ser frontais (ocorrem quando uma massa de ar quente e úmido encontra-se com uma massa de ar frio e seco), orográficas ou de relevo (ocorrem quando uma nuvem encontra um obstáculo natural, como as montanhas) e convectivas (ocorrem pela diferença de temperatura nas camadas mais ...
Também conhecidas como chuvas de verão, as chuvas convectivas são causadas pela intensa evapotranspiração das superfícies úmidas e aquecidas. Em dias de calor excessivo, o ar quente sobe à atmosfera, pois se torna mais leve, criando um deslocamento vertical de massa aquecida de ar.
De acordo com o relevo e o clima das regiões que ocorrem as precipitações, as chuvas são classificadas em três tipos:
Quando encontra uma barreira natural com uma elevada altitude, ocorre o choque entre esta massa de ar úmida e o relevo. No contato, a massa de ar é empurrada para cima, ganhando altitude. ... No caso de uma montanha, chove do lado da montanha em que a massa de ar se chocou. Este tipo de precipitação é a chuva orográfica.
Chuva frontal: Ocorrem quando há o encontro entre uma massa de ar quente com uma fria. Neste choque, a massa de ar fria e seca, que é mais densa, impulsiona para cima a massa de ar quente e úmida. Ao ganhar altitude, a umidade da massa de ar quente se condensa, formando assim a chuva.
As chuvas de final de tarde ou chuvas de verão são ocasionadas por uma combinação entre calor e umidade. Geralmente provocam transtornos nos centros urbanos como alagamentos, enchentes e congestionamentos. Esta parte do Programa "Explicando o Tempo" demonstra, de uma forma muito simples, como o fenômeno acontece.
Tipos de chuva
As chuvas convectivas também ocorrem na estação chuvosa, dos climas tropicais. No Brasil as regiões do centro-oeste e sudeste estão sujeitas a esse fenômeno. É aquela chuva rápida e intensa que ocorre no final da tarde em muitas cidades brasileiras.
Isso resulta na precipitação da chuva após a elevação do ar frio. Quando atinge maiores altitudes, ele resfriará e condensará. As chuvas frontais também são chamadas de "chuvas ciclônicas". Possuem a característica de serem de intensidade moderada, entretanto, de maior duração, o que as difere das chuvas convectivas.
As chuvas frontais causadas por uma frente fria costumam ser mais fortes e com mais possibilidade de raios. Ilustração: stihii / Shutterstock.com São precipitações, que ao contrário das chuvas de verão (que são intensas e rápidas), possuem duração extensa ou moderada e sua intensidade é baixa – com volume de água suave e contínuo.
As principais características da chuva frontal são a duração e a intensidade. Normalmente, esse tipo de chuva é de longa duração e sua intensidade pode variar. A chuva convectiva é caracterizada pela subida do ar quente e descida do ar frio.
As chuvas são precipitações de água que evaporam a partir da incidência solar e do calor. Elas ocorrem pela formação de nuvens (gotículas de água suspensas ...
O que comer para ganhar massa muscular e não ganhar barriga?
Qual o tipo de ligação química O composto H2O apresenta?
Faz mal tomar chá quente e sair no frio?
Quais são os danos da escova progressiva?
Para que serve a avaliação no processo de ensino-aprendizagem?
Quanto custa o passaporte em portugal?
Quantos antialérgicos posso tomar por dia?
O que é política pública do Estado?
Quando volta a contar os prazos processuais 2022 TJSP?
Qual é a origem da palavra eletricidade?
Qual é o menor livro profético do Antigo Testamento?
Quanto tempo leva o curso de Instrumentação Cirúrgica?
Qual é a estrutura de um debate?
O que é processo de análise de risco?