A glicose, principal fonte de energia celular, é transportada na maioria das células por difusão facilitada, através de proteínas transportadoras presentes na membrana plasmática.
Assim, a absorção intestinal de glicose e de galactose através da ML é um transporte ativo secundário acopla- do ao influxo de Na+. Inibição da Na+/K+ - ATPase inibe a absorção intestinal de glicose e/ou galactose porque dissipa o gradiente de potencial eletroquímico para o Na+ através da célula.
Essa concentração de glicose no sangue é regulada pela insulina e pelo glucagon, dois importantes hormônios produzidos no pâncreas. A insulina é o hormônio responsável por garantir que a glicose presente no sangue entre nas células, promovendo, desse modo, a redução de glicose no sangue.
A glicose é armazenada no corpo como glicogênio. O fígado é um importante local de armazenagem de glicogênio. O glicogênio é mobilizado e convertido em glicose por gliconeogênese quando a concentração de glicose sanguínea é baixa.
Como já dito, a insulina facilita a entrada da glicose nas células - local onde ela será utilizada na produção de energia - além do seu armazenamento no fígado em forma de glicogênio. Deste modo, retira o excedente de glicose do sangue, enviando-o para dentro das células ou do fígado.
as proteínas e peptídios não absorvidos pelo intestino delgado, juntamente com outros componentes da fibra alimentar, são digeridas e fermentadas pelas bactérias do cólon, a ácidos graxos de cadeia curta, ácidos dicarboxílicos, compostos fenólicos e amônia, que podem ser absorvidos ou metabolizados pelo intestino ...
As substâncias que formam o quilo podem ser absorvidas pelo organismo, isto é, atravessam as células do intestino, por meio das vilosidades do intestino delgado. Com isso, ocorre a passagem das substâncias nutritivas para os capilares sanguíneos – ocorre a absorção dos nutrientes.
4-A absorção da glicose e outros monossacarídeos ocorre no duodeno e jejuno. No processo de transporte transmembranar intervêm moléculas proteicas da membrana dos enterócitos (que se designam como transportadores) e por isso o transporte diz-se mediado.
5-No pólo apical dos enterócitos a absorção da glicose e da galactose pode ocorrer contra gradiente de concentrações e, neste caso, está indirectamente dependente da hidrólise de ATP (ATP + H2O → ADP + Pi).
Como a absorção da frutose, pelo que se conhece até o presente momento, é dependente do transporte ativo de glicose, quando há um excesso de frutose em relação à glicose em uma determinada fruta a absorção de frutose não se dá de forma completa.
A absorção da maior parte dos nutrientes ocorre no intestino delgado, mas doenças como diabetes e hipertireoidismo podem atrapalhar a absorção. Veja mais.
Qual a principal característica observada nas obras de arte feita pelos egípcios?
Como criar perfil no facebook para empresa?
O que é prescrição decadência ou perempção no direito penal?
Como criar um perfil de destaque no LinkedIn?
Qual câncer não tem cura maligno ou benigno?
Quanto tempo demora um projeto de arquitetura?
Quanto ganha um servente de obras em portugal?
Como escanear várias páginas em um único arquivo PDF HP?
Quem faz jus à justiça gratuita?
Quanto tempo dura a faculdade na Inglaterra?
Precisa de seguro viagem para Bolívia?
O que é princípio defensivo marcação por zona?
Quais são as principais propriedades mecânicas?