A ureia é o fertilizante mais utilizado na agricultura mundial como fonte de nitrogênio, e é caracterizada como fertilizante sólido granulado ou pastilhado com concentração por volta de 45% de nitrogênio.
Quando vantajoso economicamente, o uso do inibidor de urease e o sulfato de amônio proporcionam produtividades semelhantes à fonte ureia.
A ureia é um fertilizante nitrogenado amídico (NH2)2, porém, as plantas absorvem o nitrogênio na forma nítrica (NO3–) e amoniacal (NH4+), assim, o nitrogênio da ureia sofre transformações no solo para ficar disponível para as plantas, conforme as figuras a seguir.
A ureia, comumente utilizada na agricultura, está na forma amídica. Entretanto, a planta não consegue absorver o nitrogênio dessa forma, necessitando ser convertida para que o mesmo seja aproveitado Por meio da ação da enzima urease, a ureia é convertida a amônio e depois a nitrato.
As fontes de nitrogênio (N) mais utilizadas são a uréia (45% de N), sulfato de amônio (21% de N e 23% de enxofre - S), nitrato de potássio (13% de N e 44% de K2O), fosfato monoamônico ou MAP (10% de N e 46 a 50% de P2O5) e fosfato diamônico ou DAP (16% de N e 38 a 40% de P2O5).
22 curiosidades que você vai gostar
Porém, quantidades mais significativas de nitrogênio são fixadas como amônia, nitritos e nitratos por microrganismos do solo, que são responsáveis por mais de 90% de toda a fixação de nitrogênio. Em formas reduzidas, o nitrogênio consegue ser absorvido e utilizado pelas plantas e outros micróbios.
O Nitrogênio apresenta-se sob várias formas:nitrato(NO3-), nitrito (NO2-), amônia (NH3), íon amônio (NH4+), óxido nitroso (N2O), nitrogênio molecular(N2), nitrogênio orgânico dissolvido (peptídeos, purinas, aminas, aminoácidos, etc.), nitrogênio orgânico particulado (bactérias, fitoplâncton, zooplâncton e detritos), ...
O suprimento de NA+U proporcionou o maior acúmulo de matéria seca das plantas, absorção e assimilação da ureia e atividade fotossintética. As espécies foram eficientes em absorvem a ureia e sua assimilação ocorreu nas raízes das plantas de milho, Marandu e Tanzânia e na parte vaérea das plantas de soja e trigo.
Se a quantidade de água for suficiente para incorporar a uréia ao solo, como numa chuva ou irrigação, as perdas de N por volatilização são mínimas. A ação da água deve ocorrer o mais rápido possível, pois a maior perda de nitrogênio por volatilização se dá em até seis dias após a aplicação da uréia.
Como atrair a atenção de uma criança autista?
Qual a melhor idade para primeira tosa?
Como faço para secar a casca do maracujá?
Como trabalham de forma integrada o sistema nervoso central e periférico?
Como ensinar uma criança a partilhar?
Como trabalhar o tema amizade?
O que significa dança na Educação Física?
O que é cidadania na educação infantil?
Como fazer para tirar o sal da castanha de caju?
Como a TCC trabalha a autoestima?
O que falam da lava e seca Midea?
Como funciona o rolo inteligente?
Como colocar lustres na sala de jantar?
Como fazer referência da Lei brasileira de Inclusão?
Qual o laxante mais forte do mundo?
Como citar documento da internet?
Como fazer referência da NBR 9050?
Como clarear a virilha com leite de magnésio?