A transcriptase reversa é uma enzima que realiza a transcrição inversa, produzindo DNA a partir de RNA. ... Essa enzima permite uma condição única, pois a transcrição ocorre, naturalmente, no sentido de RNA para DNA. A transcriptase reversa é encontrada em retrovírus. Um exemplo de retrovírus é o HIV, causador da AIDS.
A enzima transcriptase reversa, ou telomerase, tem a função de fazer o inverso do que faz a transcrição. Ou seja, sintetizar uma molécula de DNA tendo como molde uma molécula de RNA, reparando parte do que foi perdido da estrutura que protege nosso material genético.
A transcriptase reversa é uma enzima, também denominada DNA-polimerase ou RNA-dependente, responsável por realizar o processo de transcrição, que corresponde a uma “cópia invertida”, de modo ao contrário em relação ao padrão celular.
É a primeira etapa da biossíntese viral. O termo adsorção descreve o contato inicial célula-vírus. Esta adsorção é no início uma ligação fraca (adsorção reversível), progredindo para uma ligação mais forte, quando esta ligação se torna irreversível.
A reprodução dos vírus (vírions) ocorre necessariamente no interior de uma célula (hospedeiro), por isso são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, requerendo a utilização da estrutura celular: material genético e organelas, para sua multiplicação e propagação.
A transcrição, processo que produz as proteínas do corpo humano, ocorre no sentido do DNA para o RNA, que depois será traduzido em proteínas. No caso da transcriptase reversa, ela consegue transformar o RNA viral em DNA quando está dentro de uma célula hospedeira, se multiplicando.
Os retrovírus possuem um genoma composto por duas cadeias simples de ARN e replicam o ARN viral por transcrição reversa pela ação da enzima transcriptase reversa (Tenório et al., 2008).
O RNA mensageiro (RNAm) é o responsável por levar a informação do DNA do núcleo até o citoplasma, onde a proteína será produzida.
Dentre as enzimas do HIV, a integrase é responsável pela inserção do DNA viral no DNA do hospedeiro.
Para se reproduzirem, os vírus precisam infectar células, introduzindo o seu material genético no interior delas. Esse processo tem início quando o vírus adere à parede celular ou à membrana, ligando-se a certas moléculas receptoras, existentes na superfície das células.
Quais são os sintomas da gastrite nervosa?
Quais as vantagens da estrutura linha staff?
Qual diferença entre Ortodontia?
É possível juntar duas contas do Instagram?
Qual expansão do The Sims 4 tem apartamento?
Qual o sinônimo de coitado do gatinho?
Quais são as aranhas inofensivas?
Como Pesquisar o CNPJ de uma pessoa?
Quais as cores que combinam com lilás?
Como classificar o sujeito simples?
Como colocar um bot no meu discord?
Qual a tecla de atalho da quebra de seção?
Como simplificar a fração 25 100?
Com quantos anos pode fazer depilação a laser?