Quando surgiu a lei complementar?

Pergunta de Afonso Pinto em 30-05-2022
(3 votos)

A expressão “lei complementar” apareceu pela primeira vez na Emenda Constitucional 17/1965 (art. 6o, § 8o). A Constituição de 1967 (arts. 49, II, e 53) e a Emenda Constitucional 1/1969 (arts.

O que pode ser lei complementar?

Em direito, lei complementar é uma lei que tem, como propósito, complementar e explicar algo à constituição. A lei complementar diferencia-se da lei ordinária desde o quorum para sua formação. A lei ordinária exige apenas maioria simples de votos para ser aceita; enquanto a lei complementar exige maioria absoluta.


Quem pode apresentar projeto de lei complementar?

“A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou comissão da Assembléia Legislativa, ao Governador do Estado, ao Tribunal de Justiça, ao Procurador-Geral de Justiça e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos nesta Constituição”.

Qual a diferença entre a lei ordinária e a lei complementar?

No tocante ao aspecto formal, a diferença entre lei ordinária e lei complementar está no quórum de provação do projeto de lei. ... Enquanto a lei complementar é aprovada pela maioria absoluta dos membros de cada casa, a lei ordinária é aprovada pela maioria simples.

O que é uma lei complementar municipal?

LEI COMPLEMENTAR - São leis que têm por objetivo detalhar matérias já previstas na Lei Orgânica. Precisa para sua aprovação da maioria absoluta de votos, ou seja, metade mais um de todos os vereadores que compõem a Casa.

Lei Complementar: você sabe o que é?


31 curiosidades que você vai gostar

O que é uma lei ordinária municipal?

As leis ordinárias, ou comuns, tratam dos assuntos de competência legislativa do Município. Elas podem ser de iniciativa do prefeito ou de qualquer membro da Câmara Municipal. A lei de iniciativa do parlamentar é aquela proposta em projeto de qualquer vereador.

O que são as leis municipais?

Em síntese, as leis orgânicas dos municípios são normas que regulam a vida política na cidade, sempre respeitando a Constituição Federal e a Constituição do Estado em que o município está inserido, sendo um importante instrumento para forçar o poder público a assumir obrigações de interesse local em favor da população.

Quem pode criar uma lei ordinária?

São as leis típicas, ou as mais comuns, aprovadas pela maioria dos parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal presentes durante a votação.

Quem tem iniciativa de projeto de lei?

A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador Geral da República e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos ...



Outras questões

Como conseguir uma vaga de professor universitário?

Como se faz o vidro com areia?

Qual é a história do Carlinhos Maia?

Como fazer sabão pra ariar panela?

Quando é seguro voltar ao trabalho e conviver com as pessoas se tive COVID-19?

Qual o truque para aprender a desenhar?

O que era a angústia para Sartre?

Como se forma o lodo na caixa de água?

Como fazer um programa de Windows XP funciona no Windows 7?

Como manda carta para Luciano Huck?

O que é ágio na compra de imóvel?

Como fazer peletização?

Como inicia o jogo de tênis?

O que não pode fazer na radioterapia?

Como funciona máquina de lavar de alta pressão?

Como instalar um poste de energia residencial?

Como funciona o Digimon?

Como funciona a universidade no Canadá?

Quais os parâmetros para avaliação das situações de vulnerabilidade a saúde do Recém-nascido?

Como instalar Pokémon cartas?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com