O processo de desertificação pode ser resultado de atividades humanas ou de fatores naturais. A desertificação é caracterizada como o processo de degradação da terra nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultantes das atividades humanas ou de fatores naturais (variações climáticas).
O processo de desertificação ocorre em regiões de baixa pluviosidade, envolvendo causas naturais e antrópicas. Desertificação é o processo de degradação dos solos pela seca excessiva e pela rápida perda de nutrientes, resultando na formação de uma paisagem correspondente à dos desertos.
A ONU classifica como desertificação os danos nas áreas de ocorrência localizadas nas regiões de clima semiárido, árido e sub-úmido seco, e esse processo provoca três tipos de problemas: ambientais, sociais e econômicos.
O acelerado desmatamento, queimadas e o uso intensivo e inadequado do solo são os principais fatores intensificadores da desertificação, os quais levam a uma considerável perda da biodiversidade. Assim, o solo fica desprotegido e será atingido pelas intempéries, as quais levam muitas vezes, ao problema da erosão.
Pode-se fazer irrigação de salvação, utilizar a água para sistemas simplificados de irrigação, e utilizar o calçadão para secagem de produtos como feijão, milho, goma e a casca e a maniva da mandioca que, passadas na forrageira, servem de alimento para os animais e para outros usos.
Arenização, ou formação de bancos de areia, é o processo de retirada de cobertura vegetal em solos arenosos, em regiões de clima úmido, com regime de chuvas constantes, como o sudoeste do Rio Grande do Sul (veja abaixo o processo que desencadeia o problema).
A desertificação é um fenômeno de degradação dos solos e de áreas agrícolas que afeta centenas de milhares de pessoas em todo mundo, uma vez que o seu resultado é a perda total ou parcial de regiões agricultáveis, prejudicando as práticas econômicas.
A desertificaçãoé um processo que e intensifica a aridez dos solos em áreas áridas, semiáridas e sub-úmidas. Este processo ocorre em razão das atividades humanas ou de fatores de ordem natural – como as mudanças climáticas. Em diferentes graus de intensidade, há o comprometimento da fertilidade e uso dos solos.
Em algumas regiões da Ásia e da América Latina também se registra esse tipo de problema ambiental. As causas da desertificação pelas atividades humanas estão, sobretudo, relacionadas ao empobrecimento dos solos realizado pelas atividades econômicas.
Entenda o conceito de arenização dos solos, as causas e efeitos desse processo, bem como a diferença entre arenização e desertificação. Conheça as principais causas e efeitos do processo de desmatamento da Caatinga, o bioma exclusivamente brasileiro.
Como salvar endereço na barra de tarefas?
Como mudar o formato de um Arquivo Excel?
Como tirar o ruído do alto-falante?
Como tirar manchas de adesivos em alumínio?
Como fazer edição de vídeo com Photoshop?
O que fazer para cadeira parar de ranger?
Porque não se pode conduzir um veículo com o pé apoiado sobre o pedal da embreagem?
Quais direitos são colocados em xeque quando há degradação do meio ambiente?
Como salvar vídeos no Movie Maker em alta qualidade?
Qual material é feito a lata de Nescau?
Como transformar um documento digitalizado em PDF?
Qual a melhor forma de tirar o sal da carne de sol?
Como salvar um arquivo do E-mail para o pen drive?