O metabolismo da bilirrubina pode ser subdividido em captação, armazenamento, conjugação e secreção hepática, na qual se encontram enzimas cujas atividades podem ser alteradas causando processos patogénicos.
Em geral, a bilirrubina livre continua penetrando nas células hepáticas e sofre conjugação de modo habitual. A seguir, esta bilirrubina conjugada retorna ao sangue, provavelmente devido à ruptura dos canalículos biliares congestionados, desaguando a bile diretamente na linfa que deixa o fígado.
O exame de bilirrubina serve para diagnosticar e/ou monitorar doenças do fígado, como cirrose, hepatite, ou cálculo biliar. A bilirrubina é uma substância alaranjada produzida quando o fígado decompõe glóbulos vermelhos velhos.
Bilirrubina direta ou conjugada: corresponde à conjugação entre a bilirrubina e o ácido glicurônico, um açúcar, no fígado. A bilirrubina direta sofre ação da bile no intestino, sendo eliminada na forma de urobilinogênio ou estercobilinogênio.
A bilirrubina é transportada pela corrente sanguínea até o fígado, onde se liga à bile (o suco digestivo produzido pelo fígado). A bilirrubina é, em seguida, transportada pelos canais biliares até o trato digestivo, de modo que ela possa ser eliminada do corpo.
A bilirrubina alta pode indicar má capacidade de funcionamento do fígado, deficiência do fluxo de bile na vesícula biliar, bem como possíveis lesões hepáticas.
A bilirrubina é um produto da degradação da hemoglobina, torna-se solúvel no fígado, recebendo o nome de bilirrubina direta, é transportada até as vias biliares e intestino, onde sofre processo de degradação, e é eliminada nas fezes na forma de estercobilinogênio e na urina na forma de urobilinogênio.
Molécula de Bilirrubina. Como a bilirrubina permanece no plasma sanguíneoe tem habilidade de se ligar a albumina, este pigmento então é responsável pelo transporte da albumina pelas células, principalmente os hepatócitos. Depois que internalizada na célula, a bilirrubina se dissocia da albumina e se liga às proteínasY e Z formando um complexo ...
Nesse caso, a dosagem de bilirrubina é feita juntamente com outros testes, como hemograma completo, contagem de reticulócitos, haptoglobina e colesterol total. Em recém-nascidos, a bilirrubina pode ser medida para investigar a causa de icterícia.
Esse aumento de bilirrubina circulante causa o acumulo do pigmento em diversas regiões do corpo, principalmente pele e mucosas, fazendo com que estas regiões tornem-se amareladas. É o que acontece por exemplo com os recém-nascidos que possuem icterícia, pois não possuem fisiologia hepática completamente madura.
A velocidade de formação da bilirrubina é normal, porem a bilirrubina não pode passar do sangue para o intestino para ser convertida em urobilinogênio . Em geral, a bilirrubina livre continua penetrando nas células hepáticas e sofre conjugação de modo habitual.
O que quer dizer tentativa de homicídio qualificado?
Como lidar com quem tem Vênus em Escorpião?
Qual a capacidade do MSC Preziosa?
Qual a potência da geladeira duplex Electrolux?
Como fica o cabelo cacheado depois do relaxamento?
Pode fazer cocó antes do exame do cotonete?
O que é considerado serviço de alvenaria?
O que mais evoluiu nas características dos jogos eletrônicos?
Quanto tempo posso ficar sem alvará de funcionamento?
Onde posso fazer um curso gratuito?
Como substituir a palavra qualquer?
O que é um café da manhã americano?
Como levar comida congelada no avião?