O desenvolvimento da cárie, numa primeira fase, ocorre através da formação da denominada placa bacteriana. A placa bacteriana é a formação de uma película de colónias de bactérias na superfície externa do dente, cuja adesão é facilitada pela não escovagem regular dos dentes e a não utilização de dentífricos.
A carie pode se tornar crônica, inativa, se você priorizar uma excelente escovação, e alimentação correta sem sacarose (açúcar de uma forma geral) e usar fluor criteriosamente sob orientação profissional. Hoje em dia, podemos inativar, se for pequena e controlar com radiografias e exames clínico periódico.
A inativação da doença tem como conseqüência clínica a modificação do aspecto da lesão, que passa a ser brilhosa e lisa, podendo permanecer esbranquiçada, pigmentar ou desaparecer (BACKER DIRKS, 1966; NYVAD e FEJERSKOV, 1997).
A morfologia da superfície oclusal, com a presença de fossas e fissuras, favorece a retenção de biofilme e o desenvolvimento da doença cárie dentária, especialmente na fase de erupção do dente.
Caracterizada por um processo progressivo de desmineralização, afeta os tecidos dentários mineralizados. É considerada a doença oral mais prevalente e a principal causa de perda dentária na população. O processo carioso está relacionado a uma qualidade de vida reduzida, por isso sua importância.
Ela só aparece com a interação de três fatores determinantes: hospedeiro (compreende os dentes e a saliva), substrato (dieta cariogênica) e microrganismo (bactérias). Os três fatores determinantes, quando se interagem precisam de um tempo para favorecer na desmineralização do dente.
cavitada ativa. Em um primeiro estágio, ela pode se limitar ao esmalte, apresentando aspecto rugoso e opaco (cavidade em esmalte, FIG. 1.7) ou pode progredir atingindo a dentina, que se mostra amolecida, com aspecto úmido e geralmente de coloração amarelada (lesão cavitada em dentina, FIG.
Quais são os sintomas da cárie oculta semelhantes ao da cárie comum?
12. A lesão cariosa é considerada atualmente como a manifestação clínica de uma infecção bacteriana. A atividade metabólica das bactérias provoca queda no pH da placa, e a saliva eleva o pH com sua capacidade tampão, resultando em um contínuo processo de desmineralização e remineralização do tecido dentário.
Atualmente, sabe-se que o principal modo de ação do flúor na redução de cárie é o seu efeito pós-eruptivo (tópico), que promove remineralização e inibe a desmineralização do esmalte.
O tratamento restaurador da cárie dentária não garante um impacto nos indicadores de prevalência. O componente cariado é substituído pelo componente restaurado, mas a morbidade pela cárie dentária continuará a mesma.
Como saber qual o sistema operativo do computador?
Qual o melhor óleo essencial para ansiedade?
Para que serve o medicamento Mectimax?
O que é a camada mais energética?
Como usar o óleo de buriti no rosto?
Como usar o Peppermint para dor de cabeça?
Como saber a pendência na Receita Federal?
Como ver a última versão de um jogo na Steam?
O que significa as cores da aura?
Como usar óleo de copaíba para hemorróidas?
Para que serve Pedra Hume em pó?