O controle osmótico dos protozoários ocorre por meio da atuação de uma “organela” especializada para tal função. O controle osmótico envolve um mecanismo que evita que a célula se desidrate e, em circunstância oposta, se torne túrgida e sofra plasmólise.
Os protozoários são seres eucariontes, unicelulares e heterótrofos. A maioria deles é aquático de vida livre, mas alguns são parasitas e vivem dentro do corpo de outros seres vivos, inclusive dos humanos.
Osmorregulação é o mecanismo de controle da pressão osmótica em um organismo. A água atravessa uma membrana semipermeável para alterar a concentração de moléculas de soluto. Osmorregulação é o processo pelo qual células e organismos simples mantêm o equilíbrio de fluidos e eletrólitos com o ambiente.
Os protozoários que vivem no meio aquático são divididos em quatro grupos:
Os protozoários fazem parte do Reino Protista, assim como as algas. Esses microorganismos são unicelulares (de uma só célula), eucariontes (com um núcleo) e, geralmente, são heterotróficos (sem capacidade de produzir seu próprio alimento, portanto, se alimentam de outros seres vivos).
Os flagelados, também chamados de mastigóforos, são aqueles que se locomovem graças ao batimento dos seus flagelos. Os flagelos podem ser únicos, como no Trypanosoma cruzi, ou múltiplos, como na Giardia lamblia.
De acordo com o tipo de locomoção e de reprodução, os protozoários podem ser classificados em: Rizópodes, Flagelados, Ciliados e Esporozoários. ... Rizópodes: Locomovem-se por pseudópodes e se reproduzem por cissiparidade. Exemplos: amebas. Flagelados: Locomovem-se por flagelos e se reproduzem por cissiparidade.
Existem ainda protozoários que se movimentam com a ajuda de pseudópodes, que são prolongamentos citoplasmáticos que modificam a forma do corpo do organismo e promovem a locomoção. Esse grupo, do qual fazem parte as amebas, é chamado de rizópodos.
Como exemplo desse grupo, podemos citar o Plasmodium vivax, responsável por provocar a malária. Os protozoários possuem uma classificação bastante controversa e complexa. Atualmente, alguns pesquisadores classificam esses seres em dezenas de filos diferentes dentro do Reino Protoctista.
Os protozoários podem apresentar reprodução assexuada, por bipartição ou cissiparidade - em que o material genético é duplicado e separado para pólos opostos da célula, que é então dividida gerando dois indivíduos idênticos.
Assim como os rizópodes, a maioria dos ciliados é de vida livre e habita a água doce. Por isso, também encontramos nesses protozoários o vacúolo pulsátil. Os protozoários desse grupo podem realizar tanto reprodução assexuada, como a cissiparidade, quanto a reprodução sexuada.
O que não pode fazer quem tem artrite?
Qual o tratamento para quem tem temperamento explosivo?
Quem paga o salário-maternidade a empresa ou o governo?
Quais os cuidados com a dieta enteral e parenteral?
Qual a função do citoplasma Brainly?
Quais são os fatores de qualidade da imagem radiológica?
Como aplicar o fertilizante líquido?
Como por exemplo tem dois pontos?
Qual a quantidade de arroz para 50 pessoas?
Qual a diferença entre tinta PVA e látex?
O que é uma minuta no processo?
Como fazer referência TCC ABNT?
Quanto custa 1 kg de carne bovina?
Quais as expectativas do cliente?
Como é dividido o seguro de vida?
Como se escreve a palavra hospitalizar?
Qual a importância do estudo da isomeria para o desenvolvimento de fármacos?