Como obter o álcool 70%?
O álcool líquido 70° possui 70% de álcool puro + 30% de água, ou seja, tem concentração exata para o efeito de eliminação dos microrganismos nocivos aos seres humanos.
Ambas se referem ao grau alcoólico da solução. INPM significa Instituto Nacional de Pesos e Medidas e o °INPM observado nos rótulos indica uma relação percentual de massa. GL é a abreviação de Gay-Lussac e o °GL observado nos rótulos refere-se a uma relação percentual de volume.
O etanol (ou álcool etílico) é produzido em usinas a partir de matérias-primas como cana-de-açúcar, milho ou beterraba. Ele é um biocombustível, ou seja, um combustível renovável, que não precisa de materiais de origem fóssil, como o petróleo.
No caso de instituições e empresas, que tenham álcool 92,8o INPM armazenado, seria possível misturar 1 parte de álcool 92,8 INPM com uma parte de 46,2 INPM, formando 2 partes de álcool 69,5o INPM, que é aproximadamente o teor comercializado no país e informado pelas autoridades como eficiente para a inativação do ...
Os alcoóis com concentração superior a 70%, sem a água ou com água em baixas proporções, desidratam o microrganismo sem matá-lo. É o caso, por exemplo, dos concentrados em 99,6% (absoluto) ou o 92,8%, utilizado como composição em fórmulas cosméticas ou solvente de outros produtos.
Na concentração de 70%, o produto tem a quantidade exata de água para facilitar a entrada do álcool no interior do microorganismo, seja bactéria, fungo ou vírus, como o Coronavirus.
Ele refere-se a PESO/MASSA, ou seja, uma solução de 1 kg de álcool 70°INPM tem 700 g de álcool. GL significa Gay-Lussac, professor de química que criou uma lei volumétrica. Essa escala de medida se refere a VOLUME, ou seja, em 1 L de álcool 70°GL tem 700 ml de álcool.
"A ideia do álcool em gel é ser usado, somente, quando não temos torneira e sabão disponível para higienizar as mãos, e para passar nas superfícies nas quais iremos ter contato, como um carrinho de mercado. Quando estamos dentro de casa, o melhor é sempre lavar as mãos constantemente e higienizar as superfícies", defende Luisa.
Sobre essa chama menos chamativa, a pesquisadora e engenheira química esclarece: "A diferença entre o álcool líquido e em gel é que o em líquido vai produzir uma chama mais forte, mas vai evaporar mais rápido". O processo é o inverso na versão gelatinosa, ou seja, a chama é mais fraca, porém mais duradoura.
Além de ter a função de higienização, o álcool é um solvente e desengordurante, o que causa o ressecamento da pele com o seu uso intensivo. "O manto hidrolipídico, que protege a pele, é removido por essa substância, o que aumenta os riscos de dermatites tanto alérgicas quanto por irritação primária", lembra a dermatologista.
Devido ao COVID-19, há falta desse produto no mercado, o que é uma exceção. Farmácias poderão o manipular álcool 70% para serviços de saúde, como hospitais, clínicas, ambulatórios e consultórios, desde que haja requisições escritas de profissionais habilitados desses serviços.
Como transformar uma palavra em metáfora?
Como trabalhar com uma serra circular de bancada?
Como trabalhar as competências emocionais?
Como jogar Fortnite com teclado e mouse no Nintendo switch?
Como tirar tinta seca da lata?
Quais paroxítonas não são acentuadas?
O que é uma caixa de som amplificada?
Como exportar todas as cenas do SketchUp de uma vez?
Como é o tratamento para APLV?
Como imprimir frente e verso na Epson l4150?
Como saber se vivo fibra chega no meu bairro?
Como alinhar imagens no Word para Imprimir frente e verso?
O que eu preciso conferir na DIRF?
Onde imprimir o certificado MEI?
Qual a nota do MEC para Unip enfermagem?
Como imprimir etiquetas adesivas no Mac?