A fermentação alcoólica é um processo que transforma o açúcar presente na uva em álcool. Essa transformação é feita por microrganismos como as leveduras, presentes na natureza. Aqui na Thera usamos leveduras selecionadas, pois elas implicam nos compostos que podem surgir no vinho, a exemplo dos aromas.
O tempo necessário para que uma videira produza frutos que poderão ser fermentados em vinho é de, no mínimo, três anos, desde seu plantio.
No processo de fermentação é ideal que a temperatura esteja entre 15ºC e 18ºC. Caso contrário pode ocorrer perda nos aromas do produto final. Fases na fermentação da uva
O processo de fermentação inicia-se com a degradação da molécula de glicose, constituída por seis carbonos, em duas moléculas contendo três carbonos cada uma, denominadas piruvatos. Esse processo é conhecido como glicólise, ocorre no citosol das células e consiste em 10 reações que ocorrem em duas etapas.
Para melhor apreciar o nobre fermentado, é importante conhecer o processo de transformação da fruta, desde sua colheita até seu engarrafamento como vinho "O enólogo é quem, diante do vinho, toma decisões, e o enófilo é quem, diante das decisões, toma vinho!" Luiz Groff (enófilo).
O processo de fermentação requere oxigénio. Nas condições de vinificação, o oxigénio está presente nas primeiras horas da fermentação, na fase exponencial de crescimento e as leveduras podem sintetizar esteróis em concentrações suficientes para assegurar a sua sobrevivência.
Qual o tempo de vida de uma roseira?
O que é notificação cartorária?
Como se classificam morfologicamente as palavras?
Qual o fio para tomada de 20 amperes?
Qual é o valor do campo magnético da Terra?
Para que serve o painel de navegação?
É possível aumentar o tamanho da aliança?
O que comer depois do jejum intermitente 18h?
Quantos litros vai de óleo no motor?
Qual a cor de olho mais comum?
Quais os tipos de processo de execução?
O que comer na ceia depois do jantar?
Quem é maior tubarão ou baleia?
O que é pH e qual a sua importância?