A biohidrogenação é um mecanismo natural, realizado por microrganismos ruminais, que tem por função diminuir o efeito deletério dos lipídeos, promovendo a lise de lipídeos esterificados, com posterior hidrogenação dos ácidos graxos livres (Harfoot & Hazlewood, 1988; Jenkins, 1993).
Os ácidos graxos devem estar na forma não esterificada ou livres para que ocorra a biohidrogenação. Esta transformação consiste em saturar os ácidos graxos com ligações duplas (insaturados) colocando hidrogênio na cadeia carbônica ficando apenas com ligações simples.
ABSORÇÃO DE LIPÍDEOS A digestão e absorção de ácidos graxos pelos ruminantes diferem dos não ruminantes, pelo fato de que a lipólise ocorre acima no trato digestivo, isto é, no rúmen. Similar para não ruminantes, os ácidos graxos de cadeia longa são absorvidos dentro do sistema linfático.
Ainda não está bem elucidada até o momento a função exata do processo de biohidrogenação, mas a função mais aceita é detoxificante, para proteger os microorganismos ruminais do efeito deletério dos ácidos graxos insaturados, uma vez que estes são tóxicos a muitas bactérias ruminais (Valadares Filho et al., 2002; ...
Teoria dos ácidos graxos Trans Bauman & Griinari (2001) em revisão, explicam que ácidos graxos trans são formados como intermediários na biohidrogenação de ácidos graxos insaturados por bactérias ruminais (ác. linoleico e linolênico).
De fato, quando ingeridos em excesso, eles ficam armazenados no tecido adiposo. O organismo, normalmente, só passa a consumir essas moléculas quando ocorre privação de outras fontes de energia. Os lipídios mais conhecidos são os ácidos graxos, dos quais derivam os óleos e as gorduras.
Lipídeos no intestino A formação de micelas é essencial para a absorção dos lipídeos pelas células intestinais, para o qual é necessária a mistura de bile, secretada pelo fígado e pâncreas, com enzimas e bicarbonato. Assim, os fosfolipídeos são absorvidos e digeridos no intestino delgado.
Os lipídios, quando em excesso na dieta, podem afetar a digestão ruminal e o maior efeito é a redução da digestibilidade da fibra, da produção de metano e da relação acetato:propionato, principalmente se os níveis de ácidos graxos insaturados forem elevados (Hobson & Stewart, 1997; Doreau & Ferlay, 1995).
O normal processo da biohidrogenação dos ácidos oléico, linoleico e linolênico formará ácido esteárico, mas em algumas ocasiões ocorrem alterações nessa rota e o produto final poderá ser alguns ácidos graxos transcomo consequência da incompleta biohidrogenação daqueles ácidos graxos (Figura 3). Digestão intestinal dos lipídeos
Animais não ruminantes têm maiores Figura 3. Alterações na biohidrogenação do ácido linoleico (Baumann e Lock, 2006). 6
A hidrogenação consiste na ação de hidrogenar, adicionar hidrogênio, processo químico de redução no qual o hidrogênio gasoso (H 2) é diretamente adicionado a uma substância, geralmente hidrocarbonetos, alcenos (que apresentam uma dupla ligação entre os átomos de carbono) ou alcinos (que apresentam uma ligação tripla entre carbonos).
A hidrogenação catalítica é um dos processos químicos mais importantes dentro da indústria. É empregado na produção da gasolina artificial a partir do carvão e na produção de diversos produtos alimentícios, incluindo a margarina comercial. A reação de produção da margarina é conhecida como Sabatier-Senderens, onde a margarina ...
Como ganhar seguidores no Instagram automático?
Como ser um apostador de sucesso?
Como fazer login no SUAP IFRN?
Como lavar o carro mais rápido?
Como ganhar dinheiro com resenhas de livros?
Qual o motivo q levou Fernando Pessoa a cria seus Eteroninimos?
Como fazer para jogar GTA 5 Online ps4?
Como limpar gordura pesada do fogão?
Como tirar mancha de cimento em porcelanato?
Como retirar a senha do Netflix?
Como purificar o ar em um ambiente?
Como consultar NF complementar?
Como retirar a tampa do interruptor?
Qual é a origem do vôlei de praia?