A chegada ao Brasil Durante a viagem pelo oceano Atlântico, a frota de Cabral afastou-se da costa africana e tomou o rumo sudoeste, em direção à América do Sul. Em 22 de abril, marinheiros deram o grito de “terra à vista”. Segundo registros, o primeiro pedaço de terra que a tripulação viu foi uma pequena montanha.
Em 8 de março de 1500, no comando de uma armada de 13 navios e de 1500 homens, o navegador português Pedro Álvares Cabral zarpa de Lisboa em direção sudeste. Os portugueses sabem que esta rota conduziu os espanhóis às novas terras das Índias Ocidentais. No dia 22 de abril Cabral e seus homens avistam a terra.
A frota de Cabral era formada por nove naus, três caravelas e uma naveta de mantimentos.
A esquadra de Pedro Álvares Cabral partiu de Lisboa no dia 8 de março de 1500, com grande pompa. Era composta de 1.500 homens, entre eles navegadores experientes como Bartolomeu Dias e Nicolau Coelho, além de cientistas, padres, soldados e comerciantes.
Cabral morreu de causas não especificadas, provavelmente em 1520, e foi enterrado no interior da Capela de São João Evangelista na Igreja do Antigo Convento da Graça de Santarém.
Monte Pascoal Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.
Nesta data as caravelas da esquadra portuguesa chegaram ao litoral sul do atual estado da Bahia, onde avistaram um monte ao qual batizaram de Monte Pascoal, pois chegaram aqui na época da Páscoa. ...
São Gabriel (nau)
São Gabriel | |
---|---|
Construção | Bartolomeu Dias |
Período de serviço | 1497-1499 |
Características gerais | |
Deslocamento | 750 ton |
A chegada dos portugueses ao Brasil foi parte do processo das grandes navegações. Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.
Depois da descoberta de Cabral, o escrivão Pero Vaz de Caminha comunicou o rei de Portugal sobre o achado das terras brasileiras. Cabral desembarcou no Brasil no dia 30 de abril, e logo encontrou cerca de 400 índios tupiniquins.
"A armada tinha como destino a Índia e tocou a costa brasileira por acidente. É possível que Portugal já suspeitasse da existência de terras naquela região, mas a verdade é que Cabral e seus homens foram apanhados de surpresa. A chegada ao Brasil foi, portanto, um acidente de percurso de uma jornada que tinha objetivos estratégicos bem definidos.
Só na viagem de Cabral é que a existência do Brasil foi devidamente assinalada e registada, e de tal maneira constituiu uma surpresa que o capitão mandou um dos navios de regresso a Lisboa, para informar o rei do achado da nova terra. Como correu o resto da viagem?
- A Aventura Ilustrada do Descobrimento (2000). A frota de Cabral era formada por nove naus, três caravelas e uma naveta de mantimentos.
Como os continentes chegaram a essa conclusão?
Quem alimenta os filhotes de corvos?
Para que os egípcios construíram as pirâmides?
O que representavam os quilombos para os escravos?
Como os determinantes sociais interferem na saúde de uma população?
Como os escravos eram castigados?
Como se classificam os carboidratos dietéticos?
Como era a vida dos escravos na Mesopotâmia?
Como se caracteriza o clima de montanha?
Como Marx descreve o capitalismo em seu livro O Capital?
Como se caracteriza cada uma das pedagogias classificadas como liberais?
O que caracteriza os pensamentos dos céticos?
Como cadastrar no cartão material escolar?
O que é o desfecho de uma história?
Como funciona a justiça de pequenas causas?
Como se caracteriza o comércio espanhol entre América e Ásia?