A Giardíase é uma infecção causada pelo protozoário Giardia lamblia, que pode acontecer devido à ingestão dos cistos desse parasita presentes em água, alimentos ou objetos contaminados.
Outro protozoário parasita do ser humano, o maior responsável por casos de diarréia em crianças, que pode até mesmo provocar retardo no desenvolvimento, é a Giardia lamblia , causadora da giardíase. Diferente das amebas, essa espécie se locomove por meio de estruturas especializadas em forma de chicote, os flagelos.
Giardia lamblia é um parasito monoxeno. A via normal de infecção é pela ingestão de cistos. Após a ingestão do cisto, o desencistamento é iniciado no meio ácido do estômago e completado no duodeno e jejuno, onde ocorre a colonização do intestino delgado pelos trofozoítos.
O ciclo de vida é simples: ocorre a ingestão do cisto (forma infectante), onde no duodeno ele deixa de ser cisto e passa para sua forma ativa, o trofozoíto. Os trofozoítos têm proteínas de adesão às células da mucosa e geralmente não são arrastados com as fezes.
A giardíase é transmitida por meio de alimentos e água contaminados com cistos do protozoário. Portanto, os locais em que o saneamento básico (esgoto, água tratada, etc.) é inexistente ou precário, a chance da doença se proliferar é bem maior.
Os protozoários são transmitidos pela ingestão dos cistos oriundos das fezes de indivíduo contaminado, podendo estar presentes na água, alimento, nas mãos, e até mesmo durante sexo oral-anal. Moscas e baratas também podem transportá-los. No estômago, dão origem aos trofozoítos.
Descrição: Infecção causada pelo protozoário Giárdia lamblia, que pode se apresentar tanto na forma de cisto quanto na forma de trofozoíto. Causa: Sua forma de infecção se dá pelo contado direto ou indireto com as fezes de pessoas infectadas.
Descrição: Infecção causada pelo protozoário Giárdia lamblia, que pode se apresentar tanto na forma de cisto quanto na forma de trofozoíto.
Reservatório. Os seres humanos atuam como importante reservatório da doença e, possivelmente, animais selvagens e domésticos podem atuar como reservatórios da giardíase. Os cistos presentes nas fezes dos seres humanos são mais infectantes do que os provenientes dos animais.
Sua descrição e atribuída a Leeuwenhoek que notou 'animais minúsculos móveis' em suas próprias fezes. A giardíase se manifesta por azia e náusea que diminuem de intensidade quando ocorre ingestão de alimentos, ocorrem cólicas seguidas de diarreia, perda de apetite, irritabilidade.
Giardíase pode ser transmitida através de alimentos - ou porque os manipuladores de alimentos com giardíase não lavaram bem as mãos ou porque o alimento é irrigado ou lavado com água contaminada. Cozinhar alimentos mata a giárdia, e por isso a comida é uma fonte menos comum de infecção do que a água, especialmente nos países industrializados.
Culinária mata os parasitas Giardia e. Para evitar a giardíase causada por água contaminada, beba apenas água de fontes aprovadas. Ao acampar e ao viajar para países em desenvolvimento, beba água engarrafada ou outras bebidas que tenham sido engarrafadas ou enlatadas.
Os surtos de giardíase são frequentemente relatados e existe uma incidência maior também em turistas, que consomem água sem o tratamento adequado. Embora seja uma infecção com bom prognóstico, pode apresentar gravidade em pessoas com desnutrição, fibrose cística ou algumas imunodeficiências.
Como descobrir os bens de uma pessoa que morreu?
O que é pedido de liminar antecipação de tutela?
Pode levar perfume na mala no avião?
Onde encontrar ilustrações gratuitas?
Quais são as penas previstas na Lei de Serviço Militar?
Qual o maior cantor da atualidade?
O que você pode fazer como consumidor para contribuir com a moda sustentável?
Quando vai ser pago o décimo quarto salário do INSS?
Como saber se o coelho está com dor?
Quem se prejudica mais o fumante ou o fumante passivo?
Quais são os tipos de calibração?
Como elaborar um Projeto Green Belt?
Qual é o pássaro que Piá à noite?
Onde estão localizadas as maiores reservas de gás natural no Brasil?