Resposta: Através de reações eletroquímicas, que envolvem reações de oxirredução ou oxidorredução entre as substâncias químicas envolvidas e imersas nas pilhas, com a consequente produção de energia elétrica.
As pilhas e baterias são capazes de transformar energia química em energia elétrica. Por isso, elas são geradores elétricos que compõem a classe dos geradores químicos.
Então moça, as pilhas e baterias separam cargas eletricas atraves de reações quimicas. Se a carga é removida de alguma forma, a bateria separa mais cargas, transformando energia quimica em energia elétricas. Essa reação quimica ocorre dentro chama-se oxirredução. Por isso são chamadas dispositivos eletroquímicos.
Pilha é um dispositivo no qual ocorre produção de corrente elétrica a partir de energia química oriunda de uma reação de oxidorredução, isto é, uma espécie do reagente perde elétrons (oxidação), enquanto outra espécie ganha elétrons (redução).
A pilha alcalina é composta de um ânodo de zinco poroso imerso em uma solução (mistura eletrolítica) alcalina (pH~14) de hidróxido de potássio ou de hidróxido de sódio (bases), e de um cátodo de dióxido de manganês compactado, envoltos por uma capa de aço niquelado, além de um separador feito de papel e de um isolante ...
Baterias e pilhas têm elementos químicos pesados, como níquel, cádmio, chumbo, zinco e mercúrio, que intoxicam o solo, os rios, os vegetais e os animais. E o pior: o ser humano não metaboliza essas substâncias, o que pode causar graves danos ao sistema nervoso e até câncer.
Portanto, pilhas são sistemas que possuem capacidade de produzir energia elétrica a partir de uma reação química. Estes sistemas podem ser chamados também de células galvânicas e esta transforma a energia de uma reação química em energia elétrica.
A primeira pilha elétrica (de Volta) Ouvir: Pilha de Alessandro Volta. A primeira pilha elétrica (de Volta) Luigi Galvani (1737-1798) publicou em 1791 uma pesquisa em que ele havia dissecado uma rã e observado que quando dois metais diferentes entravam em contato com ela, os músculos da coxa da rã sofriam contrações.
Saiba mais sobre quais são os eletrólitos e eletrodos usados nessas e em outros tipos de pilhas, bem como para que tipos de equipamentos elas são mais recomendadas, lendo os artigos relacionados mais abaixo. Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico?
As pilhas e as baterias são dispositivos nos quais uma reação espontânea de oxidorredução transforma energia química em energia elétrica. Portanto, sempre há uma substância que se reduz, ganhando elétrons, que é o cátodo, e uma que se oxida, perdendo elétrons, que é o ânodo.
Qual carne comprar no açougue?
Quem é isento de contribuição previdenciária?
Como saber se um número negativo é maior que outro?
Como faço pra conseguir um transplante de córnea?
Quais os tipos de motores de portão?
Como converter arquivos PDF em Word gratuitamente?
Como é feita a classificação de documentos?
Quais os tipos de vinho tinto?
O que faz um Caderno Inteligente?
Qual valor do curso na Wise Up?
Quanto tempo depois da cesárea a barriga fica dolorida?
Qual a lógica do código de barras?
Tem como transferir CNH pela internet?
Qual a finalidade do contrato de experiência?
Como saber a quanto tempo uma pessoa segue a outra no Instagram?