A flor de laranjeira (Citrus sinensis L. Osbeck) é altamente atrativa e a planta é de polinização cruzada, cujos maiores polinizadores são as abelhas. Com a polinização por insetos, principalmente, as abelhas Apis mellifera L. a laranjeira produz frutos em maior quantidade e de melhor qualidade.
Uma abelha visita dez flores por minuto em busca de pólen e do néctar. Ela faz, em média, quarenta vôos diários, tocando em 40 mil flores. Uma abelha produz cinco gramas de mel por ano, para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores.
Após a polinização e a fecundação, a flor é degenerada e acabam sobrando apenas o pedúnculo e o ovário contendo óvulos.
As flores da laranjeira possuem um aroma maravilhoso. As flores são usadas para fazer águas aromatizadas. Quando polinizadas, viram laranjas!
Os agentes polinizadores são fatores bióticos ou abióticos que garantem o transporte de pólen, possibilitando, assim, a propagação de espécies vegetais.
Para afastar abelhas dos plantios podem ser utilizados “atrativos artificiais”, tais como água com mel, água com açúcar, café com açúcar ou chás. Café com açúcar parece ser mais eficiente, quando comparado à água com açúcar e chás (Siqueira et al., 2014; Viana et al., 2014).
Androceu: órgão reprodutor masculino da flor formado por um conjunto de estames, cujo número varia de nenhum a dezenas, dependendo da espécie da flor. ... Gineceu: órgão reprodutor feminino da flor. É formado por folhas modificadas chamadas de pistilos ou carpelos.
A flor de laranjeira é um ansiolítico natural. Suas propriedades e benefícios são assim listados: Combate à insônia e às dores menstruais. Tratamento de problemas como ansiedade, nervosismo e indigestões leves.
Dessa forma, hoje em dia as laranjeiras são normalmente propagadas por enxerto. Dessa forma, produtores de laranja se beneficiam de uma combinação de dois diferentes tecidos vegetais, o porta enxerto e o enxerto.
Importância da Polinização. A polinização garante a fecundação e consequentemente a produção de frutos e sementes. Assim, é caracterizada como um serviço ambiental que permite a manutenção da biodiversidade. Além disso, também garante a produção de alimentos.
⇒ Água: A polinização pela água é chamada de hidrofilia e ocorre com plantas aquáticas que vivem em áreas alagadas. Em algumas espécies de monocotiledôneas, a água é encarregada de levar o pólen da flor masculina até a flor feminina. O grão de pólen dessas plantas costuma ser mais flexível e pegajoso para conseguir fixar-se na flor.
Esse processo consiste na transferência do grão de pólen da parte masculina para a parte feminina da planta. Enquanto na gimnosperma o grão de pólen é levado até os óvulos, nas angiospermas, é depositado no estigma da flor. Para que a polinização aconteça, é fundamental que existam agentes polinizadores.
Como deixar o carro de controle remoto mais forte?
Como Tufão descobre a verdade sobre Carminha?
Como advogado brasileiro pode trabalhar em Portugal?
Como está o trânsito na Linha Amarela sentido Barra?
Como as partículas são aceleradas dentro do acelerador?
Como os espanhóis conseguiram derrotar milhares de astecas e incas?
Que filme O filho do Will Smith fez?
Qual o filtro do Instagram que deixa com cara de bebê?
Tem o filme Eu Sou a Lenda no Netflix?
Como mudar a senha da rede Sky?
Como excluir minha conta no Pagbank?
Como criar um quiz no Quizizz?
Como provar que Capitu não traiu Bentinho?
Como se escreve Bori de roupa?