Osmorregulação é o mecanismo de controle da pressão osmótica em um organismo. A água atravessa uma membrana semipermeável para alterar a concentração de moléculas de soluto. Osmorregulação é o processo pelo qual células e organismos simples mantêm o equilíbrio de fluidos e eletrólitos com o ambiente.
Osmorregulação em peixes ósseos marinhos: Os peixes marinhos vivem em ambientes com uma quantidade de sal superior à quantidade de sal no interior de seu corpo. ... Essa eliminação ocorre por meio da ação de células especiais nas brânquias que, por intermédio de transporte ativo, secretam o excesso de sal.
Animais osmoconfortantes Muitas espécies de animais marinhos não sofrem osmose, pois a tonicidade de suas células e líquidos corporais é equivalente à da água salgada. ... Assim, precisam controlar ativamente a quantidade de água que entre e sai do corpo devido à osmose. São por isso chamados de osmorreguladores.
Osmorregulação em peixes ósseos dulcícolas: Os peixes de água doce estão em um meio hipotônico em relação ao seu meio interno. Isso significa que a concentração de solutos no interior do corpo do animal é maior que a concentração no ambiente externo.
Osmorregulação é a capacidade que alguns animais têm de manter de forma activa o equilíbrio da quantidade de água e dos sais minerais no organismo, isto é, a manutenção da homeostasia através da regulação da pressão osmótica interna dentro de certos limites, independentemente da concentração do meio externo.
Animais que não variaram seu peso são capazes de regular o meio extracelular (osmorregulador), enquanto que os animais que variaram de peso indicam sua incapacidade de regular o meio extracelular (osmoconformador).
A grande maioria dos invertebrados marinhos não apresenta órgãos ou estruturas especializadas na manutenção da osmolalidade dos fluidos corporais e, geralmente, são isosmóticos em relação ao meio, ou seja, possuem fluidos com a mesma concentração osmótica que a água do mar.
Existem vários tipos diferentes de osmorregulação, e uma grande variedade de técnicas pode ser usada para regular a pressão osmótica em tudo, desde plantas até baleias. Em todos os casos, o objetivo é manter a consistência e o nível dos fluidos corporais constantes.
Essas diferenças, juntamente com o grau de complexidade e desenvolvimento das espécies, determinaram que os diversos grupos animais encontrassem uma solução diferente para o problema da osmorregulação ao longo do processo evolutivo.
Nos animais, os mecanismos de osmorregulação envolvem, entre outros órgãos, o sistema excretor, que permite a eliminação de substâncias tóxicas e o controlo do volume de água e sais minerais. Os mecanismos osmorreguladores são diferentes consoante o habitat em que o animal se encontra - meio aquático, de água doce ou marinho, ou meio terrestre.
Mecanismos de osmorregulação em peixes. (A) Os peixes ósseos marinhos perdem água por osmose e realizam a osmorregulação bebendo água do mar e eliminando o excesso de sais por meio das brânquias.
São causas excludentes de ilicitude a legítima defesa?
O que é bom para cicatrizar úlcera na perna?
O que é presunção legal de paternidade?
Como copiar a formatação de uma tabela no Word?
Até quando posso andar com documento 2020 em 2021 DF?
Como funciona o cartão de integração?
Quais os riscos da cirurgia de períneo?
Quando é cabível os embargos à execução trabalhista?
Quando se pode aplicar advertência?
Qual foi a importância da prosa romântica no Brasil?
Quais as profissões existentes?
O que significa navio encouraçado?
Qual o benefício do ovo no cabelo?
São hipóteses de exclusão da culpabilidade exceto?