O que a CPRB substitui?

Pergunta de Jéssica Viviane Jesus Nascimento Gomes em 31-05-2022
(13 votos)

A desoneração da folha de pagamento substitui o cálculo da Contribuição Previdenciária Patronal (CPP) pela apuração da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB). Essa mudança é válida para o pagamento da contribuição da empresa à Previdência Social.

O que é contribuição substituída?

- Código 1 - Empresa enquadrada no regime de tributação Simples Nacional com tributação previdenciária substituída – é quando a empresa optante pelo Simples Nacional não tem o recolhimento da cota patronal em GPS, ou seja, empresas do anexo I, II, III, ou V.


Quais empresas têm direito a desoneração da folha de pagamento?

Quais empresas podem desonerar a folha de pagamento?calçados;call center;comunicação;confecção e vestuário;construção civil;empresas de construção de obras de infraestrutura;couro;fabricação de veículos e carroçarias;

Quais são as contribuições que são substituídas pela CPRB contempladas na desoneração de folha de pagamento?

A desoneração da folha de pagamento é a substituição da Contribuição Previdenciária Patronal, imposto incidente sobre o total da remuneração dos colaboradores, pela CPRB. A Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta é calculada sobre o montante do negócio a partir de um percentual que varia de acordo com o ramo.

O que é CPRB Simples Nacional?

Dispõe sobre a Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB), destinada ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), devida pelas empresas referidas nos arts. 7º e 8º da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011.

Desoneração da folha de pagamento (CPRB) • Lucas Maciel


17 curiosidades que você vai gostar

O que quer dizer optante pela CPRB?

A sigla CPRB corresponde à Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - instituída pelo art. 8º da Lei 12.546/2011. Utiliza-se também o termo "Desoneração da Folha de Pagamento" para caracterizar o tributo, pois, em tese, a CPRB tende a ser menor que a contribuição previdenciária calculada sobre a folha.

Como calcular CPRB Simples Nacional?

A desoneração da folha de pagamento, criada pela Lei n° 12.546/2011, permite que empresas optem por contribuir para a Previdência Social com um percentual que varia de 1% a 4,5% sobre a receita bruta em vez de recolher 20% sobre a folha de pagamento.

O que muda com a desoneração da folha de pagamento?

A desoneração da folha permite às empresas dos setores beneficiados pagarem alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de 20% sobre a folha de salários. A ideia é que esse mecanismo possibilite maior contratação de pessoas.

O que muda para o trabalhador com a desoneração da folha de pagamento?

Impactos para o pessoal

Boa parte delas precisarão demitir funcionários para reduzir os prejuízos nas contas e manter-se ativa no mercado. De 2017 a 2020, a média de demissões ligadas ao fim da desoneração só na área de Tecnologia da Informação foi de 83 mil colaboradores.



Outras questões
Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com