A isoimunização é decorrente da exposição do individuo a antígenos não próprios, levando a formação de anticorpos. Este fenômeno pode acontecer em decorrência de transfusão sanguínea não compatível ou durante a gestação, quando fetos produzem antígenos paternos que chegam à circulação materna durante a gestação (2).
A aloimunização (ou isoimunização) é um proces- so de produção de anticorpos decorrente da exposição do indivíduo a antígenos não próprios e pode ocorrer no caso de uma gravidez ou transfusões incompatíveis (BAIOCHI; NARDOZZA, 2009).
CONCLUSÃO: As principais causas de isoimunização materno-fetal continuam se relacionando à etiologia obstétrica, principalmente à falta de imunoprofilaxia no pós-parto e no pós-aborto.
Eritroblastose fetal é uma anemia hemolítica fetal (ou neonatal, como eritroblastose neonatal) causada pela transmissão transplacentária de anticorpos maternos direcionados às hemácias fetais. O distúrbio costuma resultar de incompatibilidade entre os grupos sanguíneos materno e fetal, geralmente os antígenos Rho(D).
Aloimunização é a formação de anticorpos quando há a exposição do indivíduo a antígenos não próprios, como ocorre, por exemplo, na transfusão de sangue incompatível e nas gestantes, cujos fetos expressam em suas células sanguíneas antígenos exclusivamente de origem paterna.
42 curiosidades que você vai gostar
Aloimunização Rh é a formação de anticorpos quando o indivíduo é exposto há antígenos não próprios. A ocorrência pode ser na gestação quando o feto possui antígenos eritrocitários exclusivos do pai que chegam a circulação sanguínea materna, no parto ou em transfusões com sangue incompatível.
Este fenômeno pode acontecer em decorrência de transfusão sanguínea não compatível ou durante a gestação, quando fetos produzem antígenos paternos que chegam à circulação materna durante a gestação (2). A frequência de ocorrência de anticorpos é maior em receptores de transfusão do que durante a gravidez.
A eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido ocorre pela incompatibilidade sanguínea do Fator Rh materno e do bebê. A eritroblastose manifesta-se durante a gravidez de mulheres Rh- gerando filhos Rh+. Ela pode causar a morte do bebê durante a gestação ou depois do nascimento.
Para impedir estas complicações no bebê, a mulher deve fazer todas as consultas e exames de pré-natal, uma vez que é possível identificar o risco da eritroblastose fetal, iniciando-se o tratamento, que inclui uma injeção com imunoglobulinas para evitar o surgimento da doença no bebê.
Quanto tempo tenho para fazer o TCC?
Quais os múltiplos de 9 maiores que 18 é menores que 45?
Quais os exames Ginecologicos mais importantes?
É obrigatório advogado em PAD?
Qual é a anemia mais perigosa?
Quem pode fazer uma resolução?
O que é o modo foco do iPhone?
O que causa lesão no fígado do cachorro?
Qual a diferença entre compareceram e comparecerão?
Quais as intervenções de enfermagem ao paciente com TCE?
Quais são as principais características do multiculturalismo?
Quais cidades tem o clube Candeias?
Quais são as praias do Litoral do Paraná?
Quem está com micose pode tomar sol?
Para que é indicado o chá de alecrim?
Quem é mais forte Itachi ou Madara Uchiha?